Museu Virtual da Fundação Hermínio Ometto

1970

O início da nossa história

Nasce um movimento para trazer à cidade de Araras uma escola de nível superior.

Deslize para cima para continuar

1973

Criação da Fundação Regional de Ensino Superior em Araras

Dos esforços e aspirações de quatro importantes representantes da sociedade ararense – Dr. Hermínio Ometto; Prof. Jair Della Coletta, na época Prefeito Municipal de Araras; e Dr. Roberto Mercatelli e Dr. Lauro Michielin, diretores da Clínica "Antônio Luiz Sayão", nasceu a Fundação Regional de Ensino Superior em Araras, instituída em 05 de julho de 1973, em caráter de Fundação Municipal, sob a Lei nº 1.041.

1973

Dr. Hermínio Ometto: O primeiro Presidente da Fundação

Na primeira Reunião Extraordinária de Conselho Superior, realizada em 10 de julho de 1973, Dr. Hermínio Ometto é indicado como o primeiro Presidente da Fundação Regional de Ensino Superior em Araras.

1974

Autorização da Faculdade de Ciências Biológicas de Araras

O Conselho Estadual de Educação, em sessão de 22 de maio de 1974, aprova oficialmente a instalação dos cursos de Biologia e Biomedicina da Faculdade de Ciências Biológicas em Araras.

1975

Começam as atividades acadêmicas

Em março de 1975, acontece a Aula Inaugural da Faculdade de Ciências Biológicas, dando início, oficialmente, às atividades acadêmicas da Fundação Regional do Ensino Superior em Araras.

1976

Construção do novo Prédio

Nas terras doadas pela Usina São João e pela Clínica Antônio Luiz Sayão têm início as obras de implantação novo campus universitário. O primeiro empreendimento realizado é o Prédio Central, construído para abrigar salas de aula, laboratórios e instalações administrativas da Fundação.

1978

O início das aulas no novo Campus

Em 1978, a Fundação transfere completamente suas instalações para o novo Campus, construído em terras doadas pela Usina São João e pela Clínica Sayão, com total apoio de seus representantes, bem como de outros membros da comunidade. O local, que compreendia cerca de 32,7 hectares, passaria a abrigar a Faculdade de Ciências Biológicas de Araras.

1979

A primeira formatura

A Colação de Grau da I turma de formandos da Faculdade de Ciências Biológicas marcou o mês de dezembro de 1979. A celebração laureou todos os esforços dos criadores da Fundação Regional de Ensino Superior em Araras e foi considerada um marco para a população ararense, repercutindo amplamente à época.

1980

Início da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Araras

Com a autorização da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Araras, a Instituição passa a oferecer também as habilitações Geral em Enfermagem, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem de Saúde Pública, Enfermagem Obstétrica e Licenciatura em Enfermagem.

1981

Implantação da Faculdade de Farmácia e Bioquímica

O curso de Farmácia e Bioquímica passa a funcionar junto à Faculdade de Ciências Biológicas de Araras, conforme decreto nº 85963 de 04 de maio de 1981, publicado no Diário Oficial da União.

1983

Inauguração do complexo esportivo

Em novembro de 1983, é apresentado aos membros da Fundação Regional do Ensino Superior em Araras o novo complexo esportivo da Instituição – na época chamado de "Praça de Esportes"...

1986

O maior Vestibular da história da Fundação Regional de Ensino Superior em Araras

Em fevereiro de 1986 aconteceu o maior Vestibular da história da Fundação. Foram 1.470 inscrições e mais de 1.240 candidatos presentes, concorrendo à vagas nas faculdades de Ciências Biológicas, Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia e Bioquímica e Odontologia.

1986

Início da Faculdade de Odontologia

A implantação da Faculdade de Odontologia representou importante passo para a Instituição. Com o novo curso, a Fundação ganhou mais visibilidade entre as Instituições de Ensino Superior do país, atraindo estudantes dos diversos Estados.

1986

Alteração da denominação para Fundação Hermínio Ometto

Em outubro de 1986, a Fundação Regional do Ensino Superior em Araras passa a denominar-se Fundação Hermínio Ometto, em homenagem a seu patrono, Dr. Hermínio Ometto, falecido em 08 de junho do mesmo ano.

1987

A primeira "Faculdade Aberta"

Em outubro de 1987, as Faculdades realizam a primeira edição do evento "Faculdade Aberta". Alunos do primeiro e segundo grau e integrantes da comunidade, de Araras e da região, visitaram as instalações das Faculdades e conheceram a infraestrutura do Campus.

1988

Uma nova homenagem ao Dr. Hermínio Ometto

Dois anos após o falecimento de Dr. Hermínio Ometto, a Fundação Hermínio Ometto – assim denominada no ano anterior, em sua homenagem– presta novo tributo ao empresário, instalando no Prédio Central da Instituição um busto de bronze do seu patrono. Sua esposa, D. Duse Rüegger Ometto, descerrou o busto, emocionando todos os presentes.

1991

Alteração da natureza jurídica da Instituição

Em 1991, por meio da Lei Municipal nº 2.283, a Fundação teve sua natureza jurídica alterada de pública para privada, ampliando sua autonomia econômica, administrativa e financeira.

1997

União das Faculdades da Fundação Hermínio Ometto

A Instituição passa a chamar União das Faculdades da Fundação Hermínio Ometto – Uniararas.

1999

Implantação das Faculdades de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia

Visando atender à demanda regional, a Instituição implanta as Faculdades de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia, ampliando sua oferta de cursos.

2000

Inauguração da Biblioteca "Duse Rüegger Ometto"

Em agosto de 2000, a Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Sra. Duse Rüegger Ometto, descerrou a placa de inauguração das instalações da nova Biblioteca, que leva seu nome. O investimento representou uma conquista não só para a comunidade acadêmica como também para a população ararense...

2000

Homenagem ao fundador Jair Della Coletta e ao Conselheiro Julius Tinguely

A Fundação Hermínio Ometto homenageia um de seus fundadores, Prof. Jair Della Coletta e o conselheiro, Julius Tinguely, atribuindo seus nomes à nova Clínica de Fisioterapia e ao prédio de salas de aula, utilizado pelos alunos do mesmo curso.

2001

Instituição recebe o credenciamento como Centro Universitário

Em 29 de maio, a Instituição é credenciada como Centro Universitário pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo – única instituição privada do interior do Estado a conseguir o título, na época.

2002

Implantação do curso Normal Superior Fora de Sede

Em 2002, a Instituição expande a sua atuação por meio da oferta do curso Normal Superior. Realizado na modalidade Fora de Sede, o curso possibilitou a formação de professores em novos municípios do Estado de São Paulo.

2002

Implantação do Mestrado em Odontologia

Dando um grande passo na área da Pesquisa, o Centro Universitário implanta o primeiro Programa de Mestrado em Odontologia, com área de concentração em Ortodontia.

2002

Implantação dos Cursos Superiores de Tecnologia

A Instituição inicia a implantação dos Cursos Superiores de Tecnologia com a oferta inicial dos cursos de Estética e Gestão e Saneamento Ambiental.

2004

Inauguração da Farmácia Ensino

No final de fevereiro à FHO abriu ao público sua Farmácia Ensino. As instalações de 1.500m², equipadas com salas de aula, balcão de atendimento e laboratórios de manipulação, trouxeram novas possibilidades de ensino-aprendizagem para os alunos do curso de Farmácia,...

2004

Credenciamento para a oferta de cursos a distância

O credenciamento para a oferta de cursos a distância representou um passo importante para a Instituição. Com a nova modalidade, o Centro Universitário pôde ampliar sua abrangência, democratizando o acesso à formação de nível superior de qualidade nas mais variadas localidades, em especial aquelas onde não existem instituições para esse fim ou que estão distantes dos grandes centros educacionais.

2005

Nomeação do Campus Universitário

Em outubro de 2005, os Conselheiros da Fundação Hermínio Ometto, a Direção, alunos e colaboradores, homenageiam à Presidente da Fundação Hermínio Ometto, D. Duse Rüegger Ometto, concedendo seu nome ao Campus Universitário.

2006

As primeiras Operações no Projeto Rondon

A FHO tem como Missão formar, muito além de profissionais competentes, cidadãos compromissados com a construção de uma sociedade justa. Por esta razão, a Instituição incentiva e mantém a participação dos alunos em programas de apoio à comunidade...

2007

Implantação dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Pedagogia e Administração

A fim de atender à demanda da região por cursos na área de exatas e humanas, em 2007 o Centro Universitário passa a oferecer quatro novas graduações: Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Pedagogia e Administração...

2007

Inauguração da Clínica de Enfermagem

Em 2007, novos serviços na área da saúde passam a ser oferecidos à comunidade, por meio dos atendimentos gratuitos realizados na nova Clínica de Enfermagem, localizada no Campus. A Instituição investe em infraestrutura para que os alunos frequentem, desde o primeiro ano, as práticas de vivência clínica e o aprimoramento gradual da profissão, exercendo atendimentos na área da Saúde da Mulher, Saúde Mental, Feridas e Exames Laboratoriais.

2007

Implantação do Programa de Excelência em Gestão

Visando aprimorar a sua gestão, em 2007 a Instituição passa a ser filiada, na categoria de mantenedora, à Fundação Nacional da Qualidade - FNQ, entidade que tem como missão "Inspirar, mobilizar, capacitar e orientar as organizações para que busquem, continuamente, a excelência por meio da melhoria na sua gestão",...

2008

Implantação dos cursos de Sistemas de Informação e do curso EaD de Processos Gerenciais

A implantação do curso de Sistemas de Informação amplia a oferta de cursos na área de tecnologia oferecidos pela Instituição. Da mesma forma, a nova graduação na modalidade a distância leva o ensino superior à mais cidades.

2009

Homenagem ao Conselheiro Dr. Sérgio Roberto Ieda

Em 26 de setembro de 2009, o Centro Universitário Hermínio Ometto inaugura o Núcleo de Engenharia – investimento de mais de R$1,5 milhões em uma construção de 900m², equipada com modernos laboratórios e máquinas e uma Fábrica Integrada Modelo...

2009

Implantação dos cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Computação

Implantação do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e Engenharia de Computação e dos novos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Logística e Marketing.

2010

Instituição atribui o Título de Doutora "Honoris Causa" à Sra. Duse Rüegger Ometto

Em uma manhã história para a Instituição, no dia 20 de novembro de 2010, o Reitor do Centro Universitário Hermínio Ometto, Prof. Dr. José Antonio Mendes, outorgou o título de Dra. "Honoris Causa" à Sra. Duse Rüegger Ometto, Presidente da Fundação Hermínio Ometto, pela sua inestimável colaboração em prol de todas atividades desenvolvidas pelo Centro Universitário.

2010

Instituição passa a integrar o Sistema Federal de Ensino Superior

Em resolução do Conselho Estadual de Educação, publicada em 13 de abril de 2010, o Centro Universitário Hermínio Ometto - Uniararas desvincula-se do Conselho e passa a integrar o Sistema Federal de Ensino Superior, ligado ao Ministério da Educação - MEC...

2010

Implantação do Mestrado em Ciências Biomédicas e do curso de Administração EaD

Em março de 2010, têm início as atividades do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas, um momento histórico para o Centro Universitário. O novo curso é o único oriundo de uma Instituição privada dentro da área de Ciências Biológicas II da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES), agência do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação desses cursos no país. Ainda no mesmo ano, a Instituição passa a oferecer um novo curso de graduação à distância: Administração.

2011

Instituição recebe o Conceito Institucional 4

Após análise documental e primeira visita dos avaliadores do MEC para o recredenciamento, o Centro Universitário recebe o Conceito Institucional 4, em uma escala de 1 a 5, atestando o compromisso da Instituição com a qualidade do ensino oferecido.

2012

Implantação dos cursos de Bacharelado em Estética e Química

Em 2012, o Curso Superior de Tecnologia em Estética é transformado em Bacharelado, com 4 anos de duração, integrando o Núcleo de Cursos da Saúde. Da mesma forma, o curso Licenciatura em Química também é transformado em Bacharealdo, ampliando as possibilidades de habilitação do profissional formado pela Instituição.

2013

Implantação do curso de Engenharia Civil

Em 2013, o Núcleo de Engenharias da Instituição é ampliado com a instalação do novo curso.

2014

Implantação dos cursos de Ciências Econômicas e Engenharia Química

A Instituição segue ampliando a oferta de cursos de graduação nas áreas de negócios e engenharia. São implantados neste ano, os cursos de Ciências Econômicas e Engenharia Química.

2015

Homenagem ao Conselheiro Jorge Hiroshi Murakami

Em fevereiro de 2015, a Instituição inaugurou seu novo prédio de salas de aula "Jorge Hiroshi Murakami". Uma justa homenagem ao Conselheiro da Fundação Hermínio Ometto que, há mais de uma década, de forma voluntária...

2015

Homenagem ao Conselheiro "Dr. Ênio Vitali"

Em junho de 2015, a Fundação Hermínio Ometto dedica-se a homenagear e reconhecer o trabalho de mais um de seus Conselheiros, escudeiro dedicado, voluntário há mais de 40 anos à causa da Instituição: Dr. Enio Vitali. Seu nome é atribuído ao prédio do curso de Odontologia, criado em 1986...

2015

Inauguração da Capela

Em agosto de 2015, o Campus ganha mais um presente: uma Capela, sonhada por D. Duse e construída em meio às árvores e flores do bosque, como uma área de recolhimento, reflexão e fé para a comunidade.

2016

Inauguração do bosque "Prof. Dr. José Antonio Mendes"

Em 2016, o Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto prestou homenagem ao Reitor do Centro Universitário Hermínio Ometto, Prof. Dr. José Antonio Mendes, pelos relevantes serviços prestados à Instituição desde 1994. O bosque "Prof. Dr. José Antonio Mendes", inaugurado na manhã de 10 de dezembro, ocupa área nobre do Campus e é composto por centenas de árvores nativas, uma bela trilha, área de convivência e um teatro de arena.

2016

Homenagem à Profª Dra. Miriam de Magalhães Oliveira Levada

Em uma manhã emocionante, a Profª Dra. Miriam de Magalhães Oliveira Levada recebeu uma homenagem do Centro Universitário Hermínio Ometto: seu nome eternizado na Instituição, através do Laboratório de Biologia Celular e Estrutural, localizado no Prédio Central...

2017

Homenagem à Profª Dra. Fernanda Aparecida Sampaio Mendonça

Como um reconhecimento aos 36 anos de dedicação e trabalho prestados, a FHO atribuiu o nome da professora ao Laboratório de Pesquisa da Instituição.

2018

Homenagem aos Conselheiros Fernando Fernandes Alvares Leite e Edson Antonio Grigoleto

No início do ano de 2018, a Fundação Hermínio Ometto realizou mais uma solenidade, nomeando dois de seus prédios em homenagem aos Conselheiros, Sr. Fernando Fernandes Alvares Leite e Sr. Edson Antonio Grigoleto.

2018

Homenagem ao fundador "Dr. Roberto Mercatelli"

Em agosto de 2018, a Fundação Hermínio Ometto realiza a a solenidade de batismo do seu Prédio Central com o nome ''Dr. Roberto Mercatelli'', uma homenagem, In memoriam, a um de seus fundadores.