GEPEC e Projeto Fauna promovem palestras sobre manejo de fauna para alunos do Curso de Biologia
Terça-Feira - 28 de abril de 2015

No último sábado, dia 11, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ecologia e Conservação da FHO|Uniararas (GEPEC), por meio do Projeto Fauna, promoveu as palestras: "Tamaño poblacional y uso de hábitat de la especie amenazada Tapirus bairdii en la reserva de la biosfera El Triunfo, Chiapas" e "Monitoreo comunitario de mamíferos medianos y grandes", ministradas pelo biólogo Juan Paulo Carbajal Borges, da Universidade Nacional Autônoma do México aos participantes do GEPEC/Fauna e demais alunos do curso de Ciências Biológicas da Instituição.

Na palestra ministrada via Skype, o biólogo abordou os perigos e ameaças que sofrem os mamíferos e a importância da conservação desse importante grupo de vertebrados. Apontou também algumas metodologias empregadas no estudo e monitoramento de mamíferos de médio e grande porte em florestas tropicais, especificamente na região da Península de Yucatán, no México.

Borges apresentou dados do seu mestrado, onde trabalhou com a anta centro-americana (Tapirus bairdii), espécie ameaçada de extinção, por meio do monitoramento do tamanho populacional e a forma como a espécie usa o habitat. Os alunos puderam conferir também os últimos trabalhos desenvolvidos pelo biólogo, que busca integrar a população indígena Maia que vive próxima a floresta à conservação da fauna, especialmente dos mamíferos de grande porte, como a anta centro-americana (Tapirus bairdii), a onça-parda (Puma concolor) e a onça-pintada (Panthera onca).

Utilizando recursos tecnológicos como GPS e armadilhas fotográficas (câmeras trap) os próprios moradores se tornam monitores da fauna e contribuem na determinação das áreas amostrais e na coleta de dados. O objetivo de trabalhos como este é fortalecer a capacidade de gestão territorial e uso sustentável dos recursos naturais em comunidades tradicionais rurais maias, além de estimar o estado de conservação da comunidade de mamíferos de médio e grande porte, afim de propor ações de manejo e conservação.