Ex-aluna do curso de Biologia participa de Congresso Internacional de Microbiologia
Ex-aluna do curso de Biologia participa de Congresso Internacional de Microbiologia
Quarta-Feira - 27 de maio de 2015

A FHO|Uniararas tem orgulho de seus alunos e em poder compartilhar com a comunidade acadêmica as trajetórias profissionais traçadas por eles, seja durante ou após a graduação. É o caso da ex-aluna do curso de Ciências Biológicas, Ms. Carolina Sardinha Francisco, graduada em 2010 pela Instituição. Recentemente, um trabalho científico de sua autoria foi selecionado para concorrer entre os melhores em um Congresso Internacional, na Holanda. Mas antes disso, Carolina vivenciou outras excelentes experiências.

Hoje, Carolina trabalha no Laboratório de Biotecnologia do Centro APTA Citros 'Sylvio Moreira' - IAC, em Cordeirópolis, onde começou como estagiária de Iniciação Científica - de 2007 a 2010 - quando participou de diversos projetos que a levaram a passar para o cargo de técnica. "Nesse período, tive a oportunidade de morar nos Estados Unidos por cinco meses, desenvolvendo uma parte da pesquisa que estava sendo realizada aqui no Centro de Citricultura, na University of California, que fica em Berkeley", conta ela.

Em 2014, Carolina defendeu o mestrado feito na UNESP, com projeto de pesquisa desenvolvido no Centro de Citricultura. "O Centro de Citricultura é uma sub-unidade do Instituto Agronômico de Campinas - IAC, especializado em pesquisas com citros. Nesses anos, trabalhando aqui, participei de vários projetos de pesquisas envolvendo conhecimentos multidisciplinares, como Genética, Microbiologia, Biologia Molecular, Fitopatologia, Interações Planta-Patógeno, Fisiologia, Entomologia, Bioinformática, entre outros, que me renderam várias participações em Congressos Nacionais e Internacionais e publicações científicas em revistas importantes para a área acadêmica", comentou.

Participação e premiação em Congressos

Realizado em Valência, na Espanha, o Congresso Internacional de Citrus (International Citrus Congress) é considerado o mais importante para os integrantes do Centro de Citricultura. Durante a 12ª edição do evento, realizado em novembro de 2012, o trabalho de Carolina foi selecionado como um dos melhores entre os mais de 2.000 inscritos.

No total, foram 40 trabalhos premiados, sendo somente cinco do Brasil. E Carolina estava entre eles, com o trabalho "The efficient transmission of Candidatus liberibacter americanus from periwinkle (Catharanthus roseus) to different citrus genotypes by dodder", em coautoria com Eliane Cristina Localli, Marcos Antonio Machado e do orientador Helvécio Dela Coletta Filho.

Em junho deste ano acontece em Maastricht, na Holanda, o 6º Congresso Europeu de Microbiologia (6th Congress of European Microbiologists) e Carolina estará presente no evento, dessa vez com um trabalho desenvolvido durante o mestrado, sob o título: "Genetic population analysis of Xylella fastidiosa from Citrus and Coffee plants sympatrically grown in Sao Paulo State, Brazil", em coautoria com Francisco, Paulo Cezar Ceresini e com o orientador Helvécio Dela Coletta Filho. Ainda não foram divulgados quantos trabalhos serão premiados como os melhores entre os inscritos, mas estaremos na torcida para que Carolina esteja entre eles.

Para a bióloga, ambos os prêmios são muito importantes para a sua carreira, pois significam o reconhecimento pelos feitos realizados, não somente a nível nacional, mas também internacional. "Além disso, esses congressos me proporcionaram conhecer pesquisadores de referência mundial, gerando troca de informações e discussões científicas que, mais uma vez, só engrandeceram minha vida profissional." E completa: "essa é a demonstração de que nós brasileiros também produzimos pesquisa de excelente qualidade e, cada vez mais, somos reconhecidos internacionalmente por isso".

"Gostaria de agradecer a todos os excelentes professores do curso de Ciências Biológicas da FHO|Uniararas, em especial aos professores Cristiano, Julio Betioli e Olavo, que sempre me orientaram na busca pelos melhores caminhos. Ao Centro de Citricultura por ter aberto as primeiras portas profissionais da minha carreira, em especial ao Dr. Helvécio Dela Coletta-Filho, que é meu orientador desde a iniciação científica e que muito tem me ensinado ao longo desses anos".

Carolina Sardinha Francisco

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Terça-feira
25°C
17°C
Chuva: 80% (12 mm)

Como Chegar