Fisioterapia empreendedora: professora da FHO|Uniararas adquire método de ginástica cerebral que desenvolve habilidades cognitivas e socioemocionais
Terça-Feira - 31 de maio de 2016

Muitas vezes associamos a área da saúde somente a caminhos profissionais como atendimentos em clínicas e estabelecimentos públicos e privados ou a área acadêmica. Mas também é possível encontrarmos exemplos em que a prática profissional e os cuidados com o ser humano vão ao encontro de ações de empreendedorismo.

A professora do curso de Fisioterapia da FHO|Uniararas, Ma. Ana Paula Canonici, adquiriu recentemente o Método Supera, um curso de ginástica cerebral que usa ferramentas pedagógicas para desenvolver nas pessoas habilidades cognitivas e socioemocionais.

De acordo com Ana Paula, ginástica cerebral é toda atividade que estimula neurônios e ativa áreas distintas do cérebro, potencializando a capacidade de atenção, memória, criatividade, autoestima e raciocínio. "Podemos comparar os exercícios para o cérebro às atividades físicas? Podemos, porque quanto mais você exercita o corpo, mais saudável e mais forte ele fica. O cérebro, quanto mais estímulos recebe, mais ágil e jovem se torna".

Segundo a professora, a ação se enquadra muito bem na área da Fisioterapia. "Toda pessoa que tem uma lesão no cérebro, como por exemplo, AVC, Traumatismo Craniano, Alzheimer ou Parkinson, apresenta alteração e poder trabalhar com essas habilidades mentais, além da área física, complementa o tratamento de uma forma muito mais precisa e eficaz", explicou.

Nas aulas, um material lúdico auxilia a promoção de exercícios que estimulam todas as áreas do cérebro. São desafios de lógica, jogos, vídeos e dinâmicas de grupo que despertam a atenção e tornam os alunos mais ativos, confiantes e sociáveis.

O empreendimento teve início há dois meses e já conta com 30 alunos, entre crianças, adultos e idosos, cada um procurando benefícios específicos, de acordo com suas dificuldades e objetivos.