Aluna de Farmácia apresenta trabalho sobre atividade antimicrobiana do óleo de alecrim no 11º Congresso Científico da FHO|Uniararas
Aluna de Farmácia apresenta trabalho sobre atividade antimicrobiana do óleo de alecrim no 11º Congresso Científico da FHO|Uniararas
Sexta-Feira - 01 de julho de 2016

A aluna do curso de Farmácia, Crispiniana de Jesus Ribeiro, apresentou um trabalho científico sobre atividade antimicrobiana do óleo de alecrim no 11º Congresso Científico da FHO|Uniararas - "Desafios de Viver no Século XXI" e 8º Congresso Internacional, evento realizado de 08 a 10 de junho, na Instituição.

Sob o título "Avaliação da Atividade Antimicrobiana do Extrato e do Óleo Volátil de Alecrim (Rosmarinus officinalis L.) em Sabonete Líquido", o trabalho foi orientado pela professora do curso, Dra. Daniele Michelin Paganotte e coorientado pela Profª Dra. Fernanda Oliveira de Gaspari de Gaspi.

O trabalho da aluna reforça a importância das plantas medicinais e de suas propriedades terapêuticas, área amplamente difundida e abordada no curso de Farmácia da FHO|Uniararas. Em virtude da importância do tema e do estudo de suas propriedades, atualmente são realizadas ações de recuperação da horta, localizada ao lado do Bosque da Instituição, para ampliar as atividades de conscientização e utilizar o local como fonte de fitoterápicos para os projetos do curso.

Resumo do trabalho: O uso abusivo e irresponsável dos antimicrobianos vêm estimulando a resistência antimicrobiana, simultaneamente, pesquisas estão sendo desenvolvidas com a finalidade de se investigar plantas que possam apresentar ação sobre os micro-organismos patogênicos. Rosmarinus officinalis L., pertencente à família Lamiaceae, conhecida popularmente como alecrim, apresenta propriedades terapêuticas devido à presença de óleo volátil em sua composição. Assim sendo, seus principais usos terapêuticos são como antisséptico, antifúngico, inseticida, antioxidante, adstringente, antimicrobiano, dentre outros. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana do extrato e do óleo volátil de alecrim, além de desenvolver uma formulação antisséptica de sabonete líquido para lavagem das mãos, incorporando o extrato e o óleo volátil de alecrim e avaliar ainda, a atividade antimicrobiana das formulações. A atividade antimicrobiana foi testada frente aos microrganismos Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Escherichia coli (ATCC 25922) e Candida albicans (ATCC10231), utilizando o método difusão em ágar utilizando cilindros de aço inoxidável. Os resultados mostraram que foi possível a obtenção do extrato e do óleo volátil de alecrim, e a posterior incorporação destes em formulações de sabonetes líquidos para avaliação da atividade antimicrobiana. O óleo volátil e o extrato de alecrim apresentaram atividade antimicrobiana frente a alguns dos micro-organismos testados, assim como os sabonetes com estes incorporados, quando analisados pela técnica de difusão em ágar.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
32°C
20°C
Chuva: 80% (15 mm)

Como Chegar