Aluna de Enfermagem apresenta trabalho sobre tipo de parto e o desejo das mulheres no XIII ENFHESP
Quinta-Feira - 13 de outubro de 2016

A aluna do 5º ano de Enfermagem, Gabriela Barbosa Faria Avanzi, esteve presente no XIII ENFHESP - Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo, realizado de 20 a 22 de setembro, pelo Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em parceria com os hospitais de ensino do Estado de São Paulo.

Na ocasião, ela apresentou o trabalho "O tipo de parto realizado e o desejo das mulheres", orientado pelas professoras da Instituição, Ma. Dulce Aparecida Siviero Franco e Ma. Clarice Santana Milagres. A pesquisa teve como objetivo verificar o desejo das mulheres quanto ao tipo de parto e qual foi, de fato o procedimento realizado no momento do nascimento dos bebês. Considerando o crescente número de cesáreas, que tem causado preocupação mundial devido as possíveis consequências à saúde da mãe e do bebê, além de representar um gasto adicional ao sistema de saúde, o trabalho abordou a necessidade de que os procedimentos sejam realizados conforme necessidade, com base em evidências científicas, e da inclusão da gestante no processo de decisão.