Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Simpósio de Psicologia e Cidadania da FHO
Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Simpósio de Psicologia e Cidadania da FHO
Quarta-Feira - 16 de agosto de 2017

Evento aberto à comunidade abordará o tema ''Suicídio: precisamos conversar sobre isso''

O Curso de Psicologia da FHO tem realizado eventos que visam à reflexão da Psicologia como ciência e profissão, além da utilização de seus conhecimentos em prol da sociedade. Assim, nos dias 11 e 12 de setembro, promoverá a 13ª edição do Simpósio de Psicologia e Cidadania, destinado à comunidade interna e externa. Este ano, o tema "Suicídio: precisamos conversar sobre isso", envolverá uma discussão com profissionais de diversas áreas, abordando os assuntos sobre diferentes perspectivas.

Os interessados devem se inscrever pelo site e as vagas são limitadas. A taxa de participação é de R$25 para estudantes e R$50 para profissionais.

Os interessados devem se inscrever pelo site: link.

Programação

11/09

- 8h30 às 11h - Mesa Redonda - Suicídio: processos de luto e formas de comunicação
- Local: Auditório do Bloco A
- Eliana das Graças dos Santos Tibana, psicóloga clínica, Pós-Graduada em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa. Possui Aprimoramento em Luto e Morte pela PUC-SP e Curso de Luto por Suicídio pelo Instituto Sedes Sapientiae.
- Profa. Dra. Fernanda Cristina Marquetti, Terapeuta Ocupacional. Pós-doutora em Saúde Pública pela USP. Docente do programa de pós-graduação interdisciplinar em saúde da Unifesp. Responsável pelo diretório de pesquisa CNPQ Percursos suicidas.

- 19h30 às 20h - Abertura oficial do evento
- Local: Auditório do Bloco A

- 20h às 22h - Conferência de Abertura - Suicídio e Depressão: epidemiologia, fatores de risco e avaliação
- Local: Auditório do Bloco A
- Prof. Dr. Makilim Nunes Baptista, Psicólogo pela Universidade São Judas Tadeu, com mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco - Itatiba; bolsista produtividade pelo CNPq; Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSAM-III) do Programa de Pós- Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco; Membro do Grupo de Trabalho de Família da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI); Membro da Rede Mundial de Suicidólogos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar, suicídio, adolescentes e estresse.

12/09

- 8h às 9h - Roda de Conversa - Suicídio e tentativas de suicídio: relatos de experiência em Psicologia
- Local: Auditório do Bloco A
- Profa. Dra. Raquel Pondian Tizzei
- Profa. Ma. Camila Carmo de Menezes

- 9h30 às 11h - Mesa Redonda - Comportamento Suicida: mitos, fatores protetivos, fatores de risco e atenção à ocorrência
- Local: Auditório do Bloco A
- Gabriela Cremasco
- Psicóloga pela Universidade São Francisco. Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco com ênfase em Avaliação Psicológica (bolsista CAPES). Realiza pesquisas no campo da saúde mental, atuando principalmente com os temas depressão e suicídio.
- Dr. Ronnie Peterson Meyer
- Médico formado pela Universidade Severino Sombra - Vassouras - RJ. Médico Emergencista na Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro. Médico Intensivista na Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro e Hospital São Rafael. Diretor Médico do Samu Regional de Rio Claro.

- 19h30 às 22h - Mesa Redonda - O suicídio e as demandas para a Psicologia Local: Auditório do Bloco A
- Elis Regina Souza Peito Urtubia Cornejo
- Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/BS). É colaboradora e pesquisadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio. Atua como facilitadora dos Grupos de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio Vita Alere (Vila Mariana/SP e Baixada Santista) e é psicoterapeuta na abordagem psicanalítica.
- Helton Marculino de Souza
- Especialista em saúde mental pela Universidade Estadual de Londrina e especialista em psicologia analítica Junguiana pela UNICAMP. Membro fundador do Instituto Gaia Psicologia Analítica.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
28°C
20°C
Chuva: 80% (15 mm)

Como Chegar