Alunos da FHO relatam suas experiências na última edição do Projeto Rondon SP
Alunos da FHO relatam suas experiências na última edição do Projeto Rondon SP
Segunda-Feira - 26 de fevereiro de 2018

De 20 a 28 de janeiro, Itapeva, Nova Campina e Taquarivaí receberam os rondonistas de instituições de ensino superior integrantes do Projeto Rondon SP, que tem como objetivo aproximar os estudantes da realidade dos municípios, permitindo o contato com as comunidades dos mais variados bairros, através de atividades e oficinas criadas e desenvolvidas pelos próprios estudantes a fim de levar informação, prevenção e promoção da saúde, educação, cultura e cidadania a todos eles.

Juntamente com estudantes da Faculdade de Medicina do ABC, PUC-SP, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Unisa, Fait, Escola de Artes Cênicas e Humanidades da USP, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Instituto de Ciências Biomédicas e UFRJ, nossos alunos e professores compuseram as equipes das três operações:

Itapeva 09

Ianca Caroline de Lima (Engenharia Civil); Julia Elisa de Andrade (Enfermagem); Jéssica Rosa Amorim (Enfermagem); Júlia Boscolo Martins (Fisioterapia); Sara Stefani Domingos (Biologia); Taís Latarini (Engenharia de Produção); Luiza Venturini Helaehil (Enfermagem) e os docentes Profª. Clarice Santana Milagres e Prof. Valdenilson José Zorél.

Nova Campina 01

Beatriz Candido Alves (Enfermagem) e os docentes Profª. Jessica Silva Ferreira e Prof. Valdenilson José Zorél.

Taquarivai 01

Jefferson Gomes da Silva (Enfermagem); Julia Venturini Helaehil (Biomedicina) acompanhados do Prof. Valdenilson José Zorél.

Na Operação de Itapeva foram realizadas diversas oficinas junto à comunidade, como "Cooperativismo e Associativismo", "Exercícios terapêuticos para melhor idade"; "Controle Emocional"; "Levantamento situacional dos Parques Urbanos"; "Urgência e Emergência para funcionários da Educação"; "Higienização de Ambientes UBS e Escolas"; "Cooperativa de Fitoterápicos".

Nas operações de Nova Campina e Taquarivaí, o foco foram as capacitações de Urgência e Emergência e as reuniões com as lideranças locais para conhecerem as necessidades das cidades para o planejamento da próxima operação.

Ao final da Operação Taquarivaí 01, a Câmara Municipal, por meio da vereadora Arileide da Silva com o apoio dos vereadores Pedro de Lara, Patrícia Maria Pereira de Lima, Bruna Roberta Almeida Barros, Edivaldo Laerte Prioste, Rubens Carlos Souto Barros, Jose Livino Alfredo, Pedro Firmino Ferreira e Jean Carlos Ribeiro Rodrigues, concederam uma Moção de Aplauso ao Projeto RONDON e seus profissionais "pelo brilhante trabalho desenvolvido em Taquarivaí".

Depoimento dos rondonistas da FHO:

"Foi inexplicável essa experiência, na qual vivenciei coisas que jamais imaginaria se eu não participasse do projeto. A frase "trazemos mais do que deixamos" é totalmente válida porque essa operação me trouxe um crescimento pessoal e profissional absurdo, além de amizades maravilhosas! Foi sensacional e pretendo participar mais vezes!"
Julia Venturini Helaehil (Biomedicina) - Operação Taquarivaí 01
"Eu sempre ouvia dizer que o Rondon é um projeto de extensão que tem a capacidade de mudar a vida de muitas pessoas e que ele proporciona uma experiência única. Hoje, tendo participado do Rondon Regional, pude entender o quão desafiador é estar no Rondon. É um projeto que tira você da zona de conforto, te coloca em diversas realidades e situações e te desafia a dar o seu melhor. Tenho uma gratidão imensa por ter tido essa oportunidade e posso dizer que aprendi muito. Nossa equipe entrou de cabeça no projeto, vivemos cada momento, criamos vínculos com as comunidades, uns com os outros e nosso trabalho em equipe e nossa união foram fundamentais para o sucesso da operação. Hoje também posso dizer que o Rondon é realmente uma experiência única e que abre nossa mente para novas formas de pensar e enxergar!"
Luiza Venturini Helaehil (Enfermagem) - Operação Itapeva 09
"A frase a união faz a força nunca fez tanto sentido para mim. No Rondon somos todos iguais e estamos com um propósito de fazer o bem e ajudar. Participar do projeto é viver uma vida em uma semana, é conhecer novas pessoas e novos pensamentos, é compartilhar momentos incríveis, ver o sorriso ou o choro, é aplicar capacitações e realizá-las com sucesso, é ouvir um obrigado e sorrir com os olhos, é ter gratidão por cada momento. Agradeço a minha equipe pela união e por ser a família que o Rondon me deu. Ubuntu!"
Jéssica Rosa Amorim (Enfermagem) - Operação Itapeva 09
"A experiência foi mais do que eu poderia imaginar. Aprendi muito e ainda presenciei algo muito valioso: pude ver que a esperança ainda brilha nos olhos das pessoas e apenas esse fato já fez valer a pena! Poderia resumir a operação da seguinte forma: um projeto de apenas uma semana, com sensações de uma vida toda, ao lado de pessoas excepcionais. Não mudaria nada e nem ninguém e, se pudesse, viveria tudo novamente."
Ianca Caroline de Lima (Engenharia Civil) - Operação Itapeva 09
"O Projeto Rondon me transformou academicamente e pessoalmente. Os Rondonistas e professores que fizeram parte da operação 01 em Nova Campina se mantiveram unidos e sempre dispostos ajudar um aos outros. Enfrentamos medos, decepções, alegrias e momentos que sempre estarão em nossos corações."
Beatriz Candido Alves (Enfermagem) - Nova Campina 01
"Desde que ingressei na faculdade visava participar do Projeto Rondon. O grande sonho era ensinar e transmitir conhecimento para o bem da comunidade. Ao fazer parte da equipe "Itapeva 09" a ficha de que eu realmente estava dentro do projeto foi caindo aos poucos e somente no alojamento junto com diversas pessoas, até então desconhecidas, senti que o sonho era real. Quando você está dentro do Rondon percebe que o ato de ensinar é tão prazeroso quanto o de aprender e que ao final você sente que cada detalhe te enriqueceu como ser humano e que as vivências interpessoais te fortaleceram. Aí então você abraça a sabedoria adquirida e sente orgulho ao dizer: sou uma rondonista."
Sara Stefani Domingos (Biologia)

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
28°C
20°C
Chuva: 80% (15 mm)

Como Chegar