Projeto Liga na Escola promoverá treinamento dos professores da rede municipal de Araras
Projeto Liga na Escola promoverá treinamento dos professores da rede municipal de Araras
Quarta-Feira - 07 de março de 2018
Liga de Traumatologia e Emergência da FHO capacitará profissionais para a prevenção de acidentes e primeiros-socorros

É com muita alegria que anunciamos uma nova ação de extensão, realizada com nossos alunos e voltada à comunidade: o Projeto Liga na Escola! Desenvolvido com o intuito de capacitar profissionais da Secretaria Municipal de Educação na prevenção de acidentes com crianças de 0 a 14 anos, o projeto levará à professores, diretores, inspetores e monitores de toda a rede municipal de ensino treinamentos de prevenção de acidentes e de atendimento inicial em primeiros-socorros por meio da Liga de Traumatologia e Emergência da Instituição, comandada pelo coordenador do curso de Enfermagem da FHO, Prof. Me. Antonio Francisco Peripato Filho.

A Liga de Traumatologia e Emergência da FHO é formada por professores e por 40 alunos dos dois últimos anos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Biologia e Farmácia, um projeto institucional e multidisciplinar desenvolvido pela Coordenadoria de Comunidade e Extensão e que vem colecionando excelentes resultados e expressiva participação do público interno e externo em suas atividades.

No dia 28 de fevereiro, integrantes da Liga estiveram no Paço Municipal da Prefeitura de Araras para formalização da parceria. Na ocasião, a equipe foi recepcionada pelo secretário de Governo, Marcelo Franchozza, a chefe de Gabinete, Sônia Cerri Antigo, e a secretária de Educação, Mariana Moura.

As capacitações terão início no mês de abril, com as escolas EMEF. Adriano Ademir Lombi, EMEI. Profª Sulei Ap. Faggion Castagna, EMEF. Padre Hercílio Bertolini e EMEI. Carlos Giovane Bolles e se estenderão até o final do ano. E em breve, o Projeto poderá também ser estendido à rede estadual de ensino, ampliando seu alcance à comunidade.

Ação da Liga acontecerá em parceria com a ONG Criança Segura Brasil

Além da capacitação presencial, os professores da rede de ensino vão receber uma capacitação online, de 60 horas, pelo período de três meses, em parceria com a ONG Criança Segura - através do Criança Segura Brasil - que tem como missão promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos. Desta forma, os professores se tornarão multiplicadores, em prol da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes em âmbito nacional, nos diversos espaços da sociedade.

Fundada nos Estados Unidos em 1988 pelo cirurgião-pediatra brasileiro, Dr. Martin Eichelberger, a ONG está presente em 30 países e é a primeira e única rede internacional voltada exclusivamente para a prevenção de acidentes com crianças. Desde 2001, as ações do Criança Segura Brasil apresentaram redução de mais de 30% no índice de mortalidade infantil por acidentes e impactou mais de 77 mil pessoas.

Todo ano, mais de 120 mil crianças são hospitalizadas no país, vítimas de acidente de trânsito, afogamento, sufocação, queimadura, queda, intoxicação, entre outros, e 90% dos casos poderiam ter sido evitados com medidas simples de prevenção.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quarta-feira
26°C
8 °C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar