Liga de Traumatologia e Emergência recebe Coordenadora Nacional da ONG Criança Segura para palestra
Liga de Traumatologia e Emergência recebe Coordenadora Nacional da ONG Criança Segura para palestra
Quinta-Feira - 12 de abril de 2018

Na última semana, a LTE - Liga de Traumatologia e Emergência da FHO, recebeu a visita da Coordenadora Nacional da ONG Criança Segura, Gabriela Guida de Freitas, para a palestra de abertura do curso de formação de multiplicadores, que integra o Projeto Liga na Escola.

O Projeto, desenvolvido pela FHO - por meio da Coordenadoria de Comunidade e Extensão e a Liga de Traumatologia e Emergência - em parceria com a Prefeitura Municipal de Araras, foi criado com o intuito de capacitar profissionais na prevenção de acidentes na infância. Através de atividades desenvolvidas dentro da escola, a Liga, comandada pelo Coordenador do curso de Enfermagem da FHO, Prof. Me. Antonio Francisco Peripato Filho, levará à professores, diretores, inspetores e monitores da rede municipal de ensino treinamentos de prevenção de acidentes e de atendimento inicial em primeiros-socorros.

Os alunos da Instituição que integram o Projeto e os 200 professores da rede já começaram a capacitação online, com duração de três meses, oferecida pela ONG Criança Segura, que tem como missão promover a prevenção de acidentes com crianças de 0 a 14 anos, formando multiplicadores, nos diversos espaços da sociedade. O curso terá aulas semanais, tutoria online, fóruns e chats e certificará os participantes para que deem continuidade ao trabalho de divulgação dentro das escolas e na comunidade. "Nós trabalhamos com conscientização, buscando influenciar pessoas a adotarem comportamentos mais seguros, com três estratégias: formando multiplicadores nesta causa, que é o que começamos a fazer hoje, com a equipe da Liga; através das campanhas, utilizando os canais digitais e outros veículos de comunicação; e buscando uma mudança estrutural, acompanhando as pautas do Congresso. O nosso trabalho é mudar comportamentos e fazer esse assunto entrar na agenda do governo", explicou Gabriela.

Durante a palestra, a Coordenadora Nacional da ONG apresentou dados que traduzem a importância deste tipo de ação na comunidade. Anualmente, mais de 120 mil crianças são hospitalizadas no país, vítimas de acidente de trânsito, afogamento, sufocação, queimadura, queda, intoxicação, entre outros, e o principal: 90% dos casos poderiam ter sido evitados com medidas simples de prevenção.

Sobre a Liga de Traumatologia e Emergência

A LTE / FHO é formada por professores e por 40 alunos dos dois últimos anos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Biologia e Farmácia, um projeto institucional e multidisciplinar desenvolvido pela Coordenadoria de Comunidade e Extensão e que vem colecionando excelentes resultados e expressiva participação do público interno e externo em suas atividades.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Segunda-feira
32°C
15°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar