Equipe FHO Rocket no V Festival Brasileiro de Minifoguetes, em Curitiba
Equipe FHO Rocket no V Festival Brasileiro de Minifoguetes, em Curitiba
Segunda-Feira - 14 de maio de 2018

A Equipe FHO Rocket retornou de sua estreia no V Festival Brasileiro de Minifoguetes satisfeita com a experiência e o aprendizado compartilhado. Considerado o maior evento de minifoguetes do Brasil em número de equipes, participantes, categorias, lançamentos e apogeu, o Festival aconteceu de 28 de abril a 1º de maio, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR). Entre todas as instituições de ensino superior inscritas, a FHO esteve entre as duas particulares e apenas 4 do Estado de São Paulo.

Além de realizar competições com minifoguetes em 9 categorias, com apogeus entre 50 e 3048 metros, o Festival também tem como objetivos apresentar inovações em minifoguetes e promover a integração de cursos, instituições e grupos de pesquisa. "Tivemos sucesso em nossa primeira apresentação, pois muitas equipes veteranas vieram prestigiar nosso projeto, questionando algumas etapas e dando conselhos em relação a outras. Vivemos experiências incríveis dentro da competição e já estamos trabalhando para melhorar nosso projeto e trazer para a engenharia as novas tecnologias utilizadas no torneio", explicou João Paulo Borges, capitão da equipe.

Fundada em 2017 e composta por 27 estudantes de Engenharia - Mecânica, Química, Computação, Civil e Produção - a FHO Rocket é orientada pelo Prof. Dr. Dawson Tadeu Izola, e tem como objetivo criar um projeto, construir e operar foguetes e motores-foguetes de pequeno porte. Durante este processo os alunos utilizam o Laboratório de Química para desenvolverem o próprio combustível e a impressora 3D do Núcleo de Engenharia para a criarem algumas partes do foguete, diferenciais que despertaram a curiosidade das outras equipes presentes na competição e demonstraram a eficiência de projeto da equipe.

Nessa primeira experiência, os alunos focaram em aprender observando o evento e os projetos desenvolvidos pelas outras IES, mas e retornaram muito otimistas e felizes por perceberem que a equipe está bem preparada, integrada e atualizada em relação às tecnologias exigidas na competição. "Nossa meta é trabalhar intensamente para, no próximo ano, trazer para a Instituição um recorde de categoria, que é o desejo de toda equipe", disse João.

A equipe FHO Rocket é integrada pelos alunos: Ana Caroline Tetzner Martins, André Abel Corrêa Junior, Ariane de Cássia Lopes, Bianca dos Santos Ferreira Silva, Bruno Barione Ribeiro Rosa, Daniele Santos de Albuquerque, Eduardo Viana Silva Campos, Gabriel de Oliveira Fusco, Gabriela Gebara Bello, Guilherme Henrique Pessoa Moro, Helen Noemi Borges, Henrique Adriel Bonvicine, Isabela Anhelli Coser, Isabelle Rodrigues, Jessika Gabriela Ferreira, João Augusto Prini Franzoni, João Paulo Borges, Julia Reis Meira, Leonardo Martins Ferreira, Lucas Nogueira Vieira, Mirella Laíse Frezarim Thomazini, Rafaela Rodrigues de Souza, Rebeca Maia de Araujo, Vinicius Theodoro e Vinicius Polido Crispim.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Domingo
26°C
8 °C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar