Equipe FHO Rocket é vice-campeã da MOBFOG, no Rio de Janeiro
Equipe FHO Rocket é vice-campeã da MOBFOG, no Rio de Janeiro
Sexta-Feira - 09 de novembro de 2018

Uma estreia sensacional! Em sua primeira participação efetiva em uma competição de lançamento de foguetes, a equipe FHO Rocket garantiu a 2ª posição no ranking final da MOBFOG - Mostra Brasileira de Foguetes, realizada durante a Competição de foguetes de água da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Os alunos dos cursos de Engenharia da FHO que integram o projeto, juntamente com o professor responsável, Dr. Dawson Tadeu Izola, participaram da Mostra de Foguetes, realizada na cidade de Barra do Piraí (RJ), de 27 de outubro à 07 de novembro.

Ao todo, 19 instituições de ensino superior, públicas e particulares do país, foram convidadas para a olimpíada experimental, e tiveram o desafio de confeccionar e apresentar um foguete de demonstração, que atingisse 300m e retornasse ao solo com o auxílio de paraquedas.

A FHO Rocket apresentou o foguete "Mineirinho", com peso total de 45kg (dos 50kg máximos permitidos), de combustível sólido, com motor comercial de classe C, projetado e construído pela equipe. Ao final do lançamento, o foguete alcançou 272m, conquistando a segunda colocação na MOBFOG 2018 e uma premiação por conseguirem liberar o paraquedas, recuperar o paraquedas e o altímetro com sucesso. O primeiro lugar da competição ficou com a equipe Gralha Azul (com 288,5m) e o 3º lugar, com a GFCS (com 268,6m).

Por ter completado um ano de existência recentemente, o resultado se torna ainda mais expressivo. "Estamos muito felizes com o resultado. Esta é nossa primeira competição efetiva e somos uma equipe jovem. Tudo isso se deve à dedicação e trabalho dos alunos. Eles foram muito empenhados durante a construção do foguete e nos ensaios e testes que realizamos na Instituição, para atingirmos a meta estabelecida pela OBA. Estamos muito felizes e queremos agradecer o apoio de toda a Instituição", comentou o Prof. Dawson.

Para o coordenador dos cursos de Engenharia da FHO, Prof. Me. William Douglas Paes Coelho, ainda mais valioso que o resultado, é o processo de aprendizagem dos alunos dentro dos projetos, por desenvolver, nos estudantes, três habilidades essenciais na vida profissional: a criatividade para resolver problemas, o trabalho em equipe e o aprender a aprender.

Planejados para o próximo ano, em 2019 a equipe pretende disputar as duas principais competições da categoria no calendário e realizar a 2ª edição do Festival de RocketPet da FHO, com novidades.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quarta-feira
25°C
17°C
Chuva: 80% (6 mm)

Como Chegar