Pesquisadores lançam livro específico sobre Obesidade e Diabetes


A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que um dos dez principais problemas de saúde pú">

Pesquisadores lançam livro específico sobre Obesidade e Diabetes
Quinta-Feira - 16 de junho de 2011

Profa. Dra. Maria Esméria do Amaral, docente da UNIARARAS é uma das responsáveis pelo capítulo "Restrição Alimentar e Longevidade".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que um dos dez principais problemas de saúde pública do mundo é a obesidade, e que esta vem crescendo em ritmo acelerado no Brasil. Ainda complementando o estudo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população adulta brasileira está acima do peso. Isso já é considerado estado de alerta para a população brasileira.

Didático e embasado na literatura científica e na experiência de diferentes pesquisadores, o livro "Obesidade e Diabetes - Fisiopatologia e Sinalização Celular" aborda relevantes e atuais aspectos fisiopatológicos e biomoleculares relacionados à obesidade e ao diabetes. A obra foi elaborada interdisciplinarmente, com intuito de atingir estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Educacional, Enfermagem, Farmácia e Medicina, além do foco em Fisiopatologia.

Escrito por pesquisadores e professores da Unicamp, o livro conta com a colaboração de outros profissionais, inclusive da profa. Dra. Maria Esméria Corezola do Amaral, docente da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS, que contribui ao lado da Dra. Mirian Ueno, no capítulo destinado à Restrição Alimentar e Longevidade, com objetivo de "realçar os mecanismos celulares envolvidos com a restrição calórica (RC) e as consequentes alterações funcionais observadas nos sistemas biológicos em humanos e também em modelos experimentais. A ênfase é dada para estudos científicos destinados a investigar os efeitos da RC sobre os benefícios fisiológicos observados na longevidade e no retardo do desenvolvimento de doenças crônicas do envelhecimento", descreve o primeiro parágrafo do capítulo.

Os conhecimentos específicos na área de ação e secreção da insulina foi o que chamou a atenção para o convite da Dra. Esméria na colaboração do livro, que "é fruto de um extenso acumulado de evidências científicas minuciosamente selecionadas e explanadas por excelentes docentes e pesquisadores vinculados ao fascinante mundo que compreende, sob uma perspectiva multidisciplinar, a prevenção, a fisiopatologia e o tratamento de duas importantes doenças do mundo atual, a obesidade e o diabetes", afirmam os autores do livro.

Esta obra promete revelar novas alternativas para a prevenção e tratamento dessas doenças epidemiológicas tão atuais e que realmente exigem atenção.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quarta-feira
25°C
17°C
Chuva: 80% (6 mm)

Como Chegar