Competição do Mini Baja SAE acontece no próximo dia 29
Competição do Mini Baja SAE acontece no próximo dia 29
Terça-Feira - 26 de julho de 2011

Alunos da Engenharia estão empenhados no feitio de seu projeto que esse ano pretende competir em todos as modalidades.

As férias do fim de semestre já chegaram, mas os alunos de engenharia não abandonaram o campus. A dedicação é direcionada à construção do Mini Baja, que competirá este ano no dia 29 de julho, em Sarzedo, Minas Gerais.

Reconhecida nacional e internacionalmente e disputada por várias instituições de Ensino Superior, a competição Baja SAE Regional Sudeste 2011 avaliará os competidores através de uma análise de projeto, reconhecendo os cálculos, análises, resultados de testes, considerações de custos, etc., e avaliação de desempenho, observando aceleração, velocidade máxima, tração e suspensão e enduro de resistência.

No ano passado, a competição rendeu bons frutos e muito conhecimento aos alunos das Engenharias, que se aliaram ao Projeto Mini Baja UNIARARAS exatamente para projetar e construir um veículo offroad, intencionados em aplicar na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O desafio maior é desenvolver um veículo atrativo ao mercado consumidor pelo seu visual, desempenho, confiabilidade e facilidade de operação e manutenção.

A novidade para este ano está no "Mini Bajarara", carro que foi reduzido ao máximo permitido pela competição para ficar mais leve. "Só o chassi reduziu 30 kg", contou o capitão da equipe, Tiago Ramos, aluno do 4º ano de Engenharia Mecânica.

A intenção é finalizar a montagem do carro até o fim desta semana para entrarem na fase dos testes, que serão feitos na própria Instituição com toda equipe envolvida no Projeto. Eles precisarão avaliar a suspensão, para ver se vai aguentar o peso do carro, teste de segurança e conforto para o piloto, frenagem, entre outros detalhes importantes para o bom funcionamento do Mini Baja.

Toda essa experiência aproxima o aluno do exercício prático da profissão e possibilita relações mais estreitas com os demais profissionais da área e as empresas parceiras, contribuindo para a formação diferenciada desses futuros engenheiros e mantendo um valioso passaporte para o mercado de trabalho.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Segunda-feira
23°C
17°C
Chuva: 90% (23 mm)

Como Chegar