A gente colhe o que planta
A gente colhe o que planta
Segunda-Feira - 02 de julho de 2012

Com mais de mil gêneros e 30 mil espécies, as orquídeas estão entre as queridinhas das plantas para se cultivar ou para presentear alguém. São bonitas, coloridas, perfumadas, cabem em qualquer lugar e, com alguns cuidados, podem durar anos e anos.

Reconhecendo e valorizando toda essa beleza, alunos voluntários do curso de Biologia estão revitalizando o antigo orquidário do campus, para a continuidade do cultivo das orquídeas e bromélias, que já eram plantadas há tempos.

"A intenção é também transforma-lo num herbário, para cultivar também mudas de espécies arbóreas para reflorestamento, como as que já estão sendo produzidas para o próximo Café Ecológico", explica Diógenes Rafael de Camargo, aluno de Biologia e um dos voluntários responsáveis pelo trabalho.

O mais legal é que as mudas que estão sendo produzidas são de sementes que já existem no Laboratório do Meio Ambiente do Campus. Todas são de naturezas endêmicas, como Jatobá (Hymenaea courbari), Guapuruvu (Schizolobium parahyba), Olho de Cabra (Ormosia arbórea), Suinã (Erythrina mulungu), entre outras espécies nativas.

Orientados pelo Prof. Dr. Cristiano Pedroso de Moraes, às segundas-feiras os voluntários se reúnem para fazer a coleta de sementes, escarificação, plantio e manutenção das mudas. Às sextas-feiras o grupo se reúne para limpar o Orquidário, replantar algumas mudas e fazer os ajustes necessários para manter todas as plantas saudáveis.

Um lindo projeto que só vai ajudar a encher nosso campus com muito mais vida! Parabéns aos alunos e ao professor!

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quarta-feira
25°C
17°C
Chuva: 80% (6 mm)

Como Chegar