Professor da FHO|Uniararas lança livro sobre Educação
Professor da FHO|Uniararas lança livro sobre Educação
Segunda-Feira - 12 de novembro de 2012

Entender a educação, a sociedade e a cultura não é coisa simples, muito menos se pensarmos separadamente por cada localidade, levando em consideração períodos específicos. E foi com o intuito de esclarecer tudo isso dentro do âmbito da educação que o professor da FHO|Uniararas, Fábio Eduardo Cressoni, lançou seu livro "Educação, Sociedade e Cultura na América Portuguesa - Estudo sobre a presença jesuíta".

Os estudos reunidos representam uma parcela de jovens pesquisadores que vêm enfrentando a problemática da educação jesuíta na formação cultural da América Portuguesa. Segundo a sinopse do volume, esta não é uma problemática nova, nem tampouco mal mapeada. Ao contrário, é das mais antigas temáticas recorrentes na historiografia sobre o período colonial desde o século XIX.

O livro passa por cinco âmbitos nos quais a educação jesuítica se desenvolvia: o âmbito dos Exercícios, o âmbito dos Colégios, o âmbito da "formação dos professores", o âmbito do teatro e o âmbito da "educação familiar" ou da "pedagogia", no seu sentido etimológico de "educação das crianças", inseparável, no caso, da própria educação da mulher. Em suma, por meio desses estudos, o leitor tem em mãos um material seguro e bem fundamentado para o entendimento global da dinâmica educacional jesuítica na América portuguesa e de seu impacto na sociedade e na cultura da colônia.

Da editora CRV, o livro pode ser encontrado através do site, clique aqui e nas melhores livrarias.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
32°C
21°C
Chuva: 90% (15 mm)

Como Chegar