Professor da FHO|Uniararas publica artigo na Revista científica E-Hum
Sexta-Feira - 04 de janeiro de 2013

O artigo ''Pedagogia jesuítica e alteridade: a demonização da alma indígena'', de autoria do professor da FHO|Uniararas, Fábio Eduardo Cressoni, foi publicado pela Revista E-Hum, vinculada à Universidade de Belo Horizonte (UNIBH-MG), em um número especial - Cultura e educação na América portuguesa.

O objetivo do texto é discutir as práticas pedagógicas adotadas pelos missionários da Companhia de Jesus no Brasil colonial, considerando a presença dos caraíbas nas aldeias habitadas pelos Tupinambás ao longo do século XVI.

"Este trabalho se insere nas discussões historiográficas mais recentes sobre a formação da cultura brasileira, a partir de nossa primeira educação, exercida pelos padres jesuítas ao longo de pouco mais de dois séculos (1549-1759), contribuindo, pois, para repensarmos nossa própria forma de ser, a partir do estudo da alteridade desempenhada pelo colonizador em relação ao outro, aquele que divergia culturalmente de si", comentou o professor Fábio, que atua como docente no curso de licenciatura plena em Pedagogia.

O texto enviado para a revista é resultado da participação de nosso professor no Colóquio Cultura e educação na América portuguesa, ocorrido no primeiro semestre de 2012, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento reuniu pesquisadores de todo o país que se dedicam a estudar a história da educação brasileira no período colonial.

Para ter acesso ao artigo: link