''Tech tudo!''
''Tech tudo!''
Quinta-Feira - 04 de abril de 2013

A tecnologia está aí e deve ser usada como ferramenta no universo da educação

Alguns dados divulgados pela mídia em março deste ano mostram que milhões de cursos já foram disponibilizados em sites educativos de ensino presencial, semipresencial ou de educação à distância, efetivando a Plataforma Moodle como uma das ferramentas mais eficazes para os educadores, que já somam 1,3 milhão de usuários, atingindo mais de 67 milhões de alunos em 229 países.

Foi pensando nisso que o nosso coordenador de Sistemas de Informação, Rogério Cardoso, apresentou no último dia 25, na Aehda, as vantagens que as organizações educacionais ganham em adotar um sistema Moodle para gestão de seus conteúdos de formação, aprendizado e interação com alunos.

A plataforma, criada por um cientista computacional australiano, é voltada para programadores e acadêmicos da educação, e nada mais é do que um sistema de administração de atividades educacionais, destinado à criação de comunidades on-line em ambientes virtuais, estimulando a aprendizagem colaborativa. O sistema Moodle permite, de forma simples, que um estudante ou professor se integre estudando ou lecionando, num curso on-line de sua escolha.

Como é um sistema colaborativo (OpenSource), o Moodle pode ser instalado e gerenciado gratuitamente, dependendo exclusivamente de pessoas aptas a estudar suas funções e arquitetura, que funcionam acopladas a um banco de dados. Em depoimento ao pessoal da Aehda, o professor Rogério afirmou que: "professores e alunos só têm a ganhar com a utilização do Moodle, que amplia a capacidade de interação, reflexão e aprendizado".

Segundo estatísticas apresentadas pelo professor Cardoso, o Brasil já é o terceiro maior usuário mundial, com 5,6 milhões de pessoas, perdendo apenas para os EUA, que está em primeiro lugar, com 13 milhões, e para a Espanha, em segundo, com 6,7 milhões. Reino Unido e México aparecem entre 4º e 5º lugar, respectivamente.

Desde 2009, a FHO|Uniararas adotou esta plataforma e se se orgulha de fazer parte desta evolução da educação!

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
32°C
21°C
Chuva: 90% (15 mm)

Como Chegar