Alunos da turma de Administração EAD de Itatinga, polo Votorantim, doam sangue em Trote Solidário diferente
Segunda-Feira - 08 de abril de 2013

Os bancos precisam de sangue. Em 2012, 2% da população brasileira tem o hábito de doar sangue e a intenção é alcançar, pelo menos, 3% para atingir os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), já que não existe sangue sintético produzido em laboratórios e quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano.

Sabendo de todas essas informações, nossos alunos do Ensino a Distância do curso de Administração em Itatinga - SP, polo Votorantim, resolveram inovar no Trote Solidário de início das aulas e foram doar sangue.

Uma excelente iniciativa que, com certeza, somou ao esforço da Secretaria de Saúde para aumentar o número de doadores no Brasil e que só confirma nossa proposta de formar cidadãos compromissados com uma sociedade justa, além de se tornarem bons profissionais.

Para ciência:

O Hemorio é o hemocentro público mais antigo do Brasil, com 68 anos, e recebe 300 voluntários por dia. Abastece com sangue, 180 hospitais da rede pública e hospitais contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No Brasil, qualquer pessoa poderá doar sangue, desde que sejam observadas algumas condições, a fim de garantir a segurança e a qualidade do procedimento:

• Ter entre 16 anos e 65 anos (doadores entre 16 e 17 anos com consentimento formal do responsável legal)
• Ter dormido pelo menos seis horas das 24h que antecedem a doação
• Não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura há menos de um ano
• Não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados a menos de um ano • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação
• Não ser usuário de drogas
• Não ser portador de doenças infectocontagiosas como sífilis, doença de chagas e HIV
• Ter peso acima de 50 kg
• Se homem, não pode ter doado há menos de 60 (90) dias
• Se mulher, não pode ter doado há menos de 90 (120) dias
• Ter passado pelo menos três meses de parto ou aborto
• Não estar grávida