Ex-aluna de Biomedicina da FHO|Uniararas defende mestrado na área da Física Biomolecular
Quarta-Feira - 29 de maio de 2013

Thalita Verônica Calheiros Rolim, ex-aluna da do curso de Biomedicina da FHO|Uniararas, apresentou sua dissertação de mestrado ao Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) no dia 09 de maio.

Apesar do título complicado: "Síntese e funcionalização de nanopartículas com oligonucleotídeo para aplicação em genossensores no diagnóstico avançado de predisposição à hipertensão arterial", Thalita esclarece seu trabalho realizado sob a orientação do Prof. Dr. Valtencir Zucolotto: "A crescente prevalência de hipertensão arterial na população mundial e os riscos por ela apresentados nas doenças coronarianas eleva a importância de seu controle, sendo sua causa frequentemente multifatorial, dificultando o tratamento da patologia. Fatores ambientais associados à predisposição genética levam o indivíduo a apresentar índices elevados de pressão arterial quando comparados a indivíduos que não apresentam tal predisposição."

O trabalho apresentado para a dissertação de mestrado propõe "identificar a predisposição genética seria ideal para amenizar ou, até mesmo, evitar o desenvolvimento da patologia. As nanopartículas estão cada vez mais associadas com biomoléculas, uma vez que suas propriedades associadas às questões médicas podem criar novos métodos potencialmente eficientes, tanto no diagnóstico como na terapêutica", esclarece a biomédica.

"É fantástico saber como nossos alunos e ex-alunos têm sido capazes de interagir e trabalhar em equipes interdisciplinares e multiprofissionais. Thalita está fazendo exatamente isso, no Departamento de Física Aplicada da USP, São Carlos. Parabéns!", comemora a coordenadora do curso de Biomedicina, Dra. Norma Mota.

A FHO|Uniararas se orgulha com cada novidade profissional de seus alunos e ex-alunos. Desejamos boa sorte à Thalita nesta nova caminhada.