Professor de Biomedicina da FHO|Uniararas apresenta trabalho em Congresso dos Estados Unidos
Quinta-Feira - 20 de fevereiro de 2014

No início de fevereiro, o professor da FHO|Uniararas, Fernando Russo Costa do Bomfim, esteve presente no SPIE Photonics West BiOS 2014, congresso internacional para o desenvolvimento e aperfeiçoamento na área de laser que engloba profissionais da área da física, engenharia e medicina, incluindo terapia e cirurgia. Realizado em São Francisco, Califórnia, o SPIE Photonics West reuniu pesquisadores de países como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Rússia e República Tcheca, durante seis dias de apresentações.

O trabalho apresentado pelo professor - sobre a padronização do método de RT-PCR para osteoblastos adultos e os efeitos do laser de baixa intensidade no processo de mineralização óssea - foi desenvolvido em conjunto com a Universidade Federal de São Paulo, onde realiza o Mestrado, e ainda permitiu o desenvolvimento de um TCC do Curso de Biomedicina, defendido no final de 2013 pelas alunas Jessica Querido e Nayara Simionatto. "Ao contrário do que a literatura descreve, nosso trabalho usou células adultas que são de difícil cultivo e proliferação, mas podemos nos aproximar mais da realidade clínica quando pensamos nos pacientes que todos os dias são acometidos por fraturas", explica o professor.

Fernando agradece a FHO|Uniararas pelo incentivo e suporte que, por meio do apoio à pesquisa, fomentou parte da viagem.