Estudante de Artes Visuais faz doação de desenhos de anatomia para a FHO|Uniararas
Estudante de Artes Visuais faz doação de desenhos de anatomia para a FHO|Uniararas
Segunda-Feira - 07 de abril de 2014

Na sexta-feira, 28 de março, a FHO|Uniararas foi contemplada com um lindo presente: o estudante do 4º ano de Artes Visuais da Unicamp, Lucas Vinicíus Dametto Silva, realizou a doação de quatro desenhos de anatomia à Instituição, parte do portfólio que integra um de seus projetos pessoais, desenvolvido por um ano durante visitas ao nosso Laboratório de Anatomia.

A ideia surgiu no primeiro semestre de 2012, quando o estudante foi apresentado ao Prof. Ms. André Hebling durante uma das aulas. "Fiquei muito interessado pelo conteúdo apresentado, uma vez que, por conta própria, estava estudando desenhos antigos de Leonardo da Vinci e Michelangelo e a figura humana dentro das Artes. Então pedi ao professor para frequentar as aulas e desenhar a anatomia humana, uma vez que a UNICAMP não oferece esse estudo na grade básica do curso de Artes Visuais", conta ele.

Desde então, cerca de 80 desenhos foram produzidos pelo artista em 87 horas de trabalho, realizado durante as aulas práticas no laboratório da Instituição. "Quando estudamos História da Arte, temos contato com vários relatos que descrevem a importância das aulas de anatomia na formação acadêmica de um artista. Eles falam que primeiro devemos desenhar os ossos, depois os músculos e, posteriormente, colocar a pele por cima, para que as formas do corpo humano sejam reais. Foi a partir disso que meu olhar para as peças anatômicas se desenvolveu durante meu trabalho no laboratório. Eu frequentava as aulas do Prof. André todas as sextas-feiras e observava as ligações entre músculos, tendões e ossos, a fim de entender como cada movimento e ação do corpo se desenvolvem de maneira mecânica dentro da anatomia. Com o tempo, o professor me convenceu a estudar também as estruturas e desenhá-las de modo mais científico. Isso permitiu que nas aulas de modelo vivo da UNICAMP eu sentisse como se pudesse ver o modelo em raio-X, e desenhá-lo de dentro para fora", conta Lucas.

A iniciativa da doação de alguns dos desenhos para a Instituição surgiu ainda em 2012, quando o artista concluiu seus estudos. "Essa é uma forma que tenho de agradecer o Prof. André e a FHO|Uniararas pela oportunidade que me deram. A chance de desenhar e estudar anatomia elevou muito o nível do meu trabalho, uma vez que um estudante de Artes precisa muito de treino e prática para aguçar suas habilidades. Estes desenhos são a materialização do conhecimento adquirido neste período de estudos." Nos próximos meses, alunos e professores que transitam pelo Laboratório de Anatomia poderão ver a arte de Lucas exposta nas paredes. Uma lembrança valiosa do crescimento e trabalho do artista.

Conheça esses e outros trabalhos de Lucas Dametto em Link.

Facebook: Link.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Terça-feira
31°C
21°C
Chuva: 80% (2 mm)

Como Chegar