Alunos do Curso de Biologia visitam a Hidrelétrica de Furnas e o Parque Nacional da Serra da Canastra
Alunos do Curso de Biologia visitam a Hidrelétrica de Furnas e o Parque Nacional da Serra da Canastra
Quinta-Feira - 24 de abril de 2014

O curso de Biologia da FHO|Uniararas contempla em seu Projeto Pedagógico (PPC) a realização de estudos de meio ou atividades de campo, desde o primeiro até o último ano da grade curricular. Entre os dias 4 e 6 de abril, foi a vez do terceiro período viajar para conhecer um pouco melhor o Bioma do Cerrado de Minas Gerais, na região da Serra da Canastra.

O planejamento e as atividades desenvolvidas durante a viagem envolveram palestras e visitas às dependências da Usina Hidrelétrica de Furnas, destacando sua importância no contexto socioeconômico e ambiental; e a Estação de Hidrobiologia e Piscicultura de Furnas, com destaque para os laboratórios e modelos de reprodução de peixes em cativeiro; um passeio de Chalana pelo Lago de Furnas (município de Capitólio-MG), que deu a dimensão do trabalho de Educação Ambiental e como o ecoturismo pode ser um ótimo aliado na conservação dos recursos naturais. Práticas como essa revelam ao futuro biólogo possíveis campos de trabalho e seus desafios.

Em São Roque de Minas (MG), os estudantes visitaram o Parque Nacional da Serra da Canastra e puderam averiguar a importância dessa área de proteção integral para a conservação de diversas espécies e preservação de importantes nascentes (como a do Rio São Francisco); além de compreender mecanismos dinâmicos desse tão representativo bioma, o 2º maior e um dos mais ameaçados no Brasil. Os alunos aproveitaram também para visitar a Cachoeira Casca D'Anta, a maior queda do São Francisco, com 186m de queda livre.

Como ponto alto do Estudo de Meio, os alunos, juntos com os professores Julio Valentim Betioli e Daiane Carreira, puderam participar de palestras com o Dr. Sávio Freire Bruno, Médico Veterinário e Biólogo, pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF); dos Biólogos da ONG Terra Brasilis e do Sr. Darlan Pádua, Diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, que incluíram em suas abordagens assuntos de sua rotina de campo, como a pesquisa com o pato mergulhão (Mergus octosetaceus), o manejo de outros animais, a Bioinvasão, o perigo de animais domésticos em Unidades de Conservação, a Ética no exercício profissional, o Conselho dos Biólogos, Unidades de Conservação e outros assuntos que permeiam a formação do biólogo.

Nessa prática extraclasse foi desvendada a fascinante dinâmica do Cerrado, em todos os sentidos, e os conhecimentos adquiridos pelos alunos do 3º período puderam ser colocados em prática. O estudo de meio ou turismo educacional propiciou in loco, a troca de informações entre os participantes e profissionais que ajudaram a engrandecer a excursão.

Prof. Dr. Júlio Valentim Betioli

Prof. Ms. Daiane Carreira

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quarta-feira
32°C
20°C
Chuva: 80% (8 mm)

Como Chegar