Aperfeiçoamento em Saúde/Clínica Psicológica - Abordagem Comportamental - Pós-Graduação - FHO|Uniararas

Aperfeiçoamento em Saúde/Clínica Psicológica - Abordagem Comportamental

Objetivos

O curso tem por objetivo capacitar, articular e aperfeiçoar psicólogos para a prática clínica no Serviço de Psicologia da Uniararas, considerando a especificidade da abordagem comportamental.

Objetivos específicos:
- Proporcionar ao egresso conhecimento avançado sobre os princípios da análise do comportamento e a prática psicoterapêutica junto à criança, ao adolescente, bem como aos cuidadores diretamente envolvidos, adultos e idosos no enfoque comportamental (atuação do psicólogo clínico).
- Conhecer a história, os princípios, processos e métodos da análise aplicada do comportamento.
- Acessar as propostas de análise aplicada do comportamento em diversos contextos de atuação clínica.
- Realizar da análise funcional do comportamento, utilizando do conhecimento e técnicas pautadas na Análise do Comportamento, visando à materialização de material de pesquisa.
- Analisar intervenção de fenômenos comportamentais complexos, promovendo melhoria nas condições dos indivíduos alvos da intervenção.
- Desenvolver habilidades e competências de atitude clínica como contato, avaliação diagnóstica e planejamento/implementação de intervenções para o desenvolvimento da prática profissional de caráter científico no âmbito individual e/ou grupal.
- Refletir o indivíduo como produto de atuações pessoais, sociais e biológicas.
- Atuar nos níveis de promoção e prevenção de saúde (de acordo com as políticas de saúde pública e da educação), envolvendo indivíduos e grupos relacionados às problemáticas caracterizadas em seu contexto familiar, escolar, interpessoal e familiar.
- Elaborar comunicações científicas, laudos e relatórios que sumarizem e discutam publicamente o processo e os resultados das intervenções realizadas.

Público-Alvo

Psicólogos.

Carga Horária

280 horas - 12 meses

Número de Vagas

06 vagas

AVISOS IMPORTANTES:
1 - A FHO|Uniararas reserva-se ao direito de não oferecer o curso que não atenda ao número mínimo de candidatos matriculados;
2 - O mero preenchimento da inscrição NÃO garante a vaga no curso, ficando esta dependente da efetivação da matrícula pelo interessado, conforme regimento interno da Instituição;
3 - Nos casos em que o número de inscrições venha a superar o número de vagas ofertadas, as matrículas serão efetivadas pela ordem de envio dos documentos pelos candidatos, até o limite estabelecido. Os demais candidatos permanecerão em lista de espera, podendo ser chamados à matrícula em caso de desistências, considerando-se, para isso, a mesma ordem de entrega dos documentos.

Estrutura Curricular

Estudos: consiste em discussão de textos, conceitos, formas de pensar e de atuar de acordo com cada abordagem. Este acompanhamento acontece em grupo (em horário fixo e pré-estabelecido). As reflexões individuais serão acompanhadas pelo professor no horário de supervisão, ou através de textos e relatórios elaborados pelos alunos.

Supervisões de casos: discussões de casos clínicos que estão sendo atendidos. Essas discussões têm o objetivo de apurar o olhar clínico e sistemático do aluno para o atendimento; fazer a articulação entre teoria e prática; bem como aprimorar a postura do profissional frente o atendimento.

Prática psicológica em saúde/clínica: Prática profissional realizada no Serviço de Psicologia da UNIARARAS, podendo acontecer em instituições parceiras.

Plano de Estágio: O aluno deverá atender a demanda do Serviço de Psicologia. Todos os atendimentos seguirão as normativas institucionais do Serviço de Psicologia da UNIARARAS, no que diz respeito ao funcionamento, relatórios, agendamento de salas e horários, além das especificidades da condução de cada abordagem teórica no tocante à metodologia dos atendimentos, supervisões e relatórios técnicos. Espera-se que ao final do curso, o discente apresente autonomia, iniciativa frente às diversidades e complexidades das atividades propostas de acordo com o enfoque comportamental.

Coordenação

Profa. Ma. Camila Carmo de Menezes
camilamenezes@uniararas.br
posgraduacao@uniararas.br

Graduada pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em análise do comportamento (UEL). Professora da Fundação Hermínio Ometto. Atua como psicóloga clínica analítico comportamental em Araras. Membro do Instituto de Psicoterapia e Análise do Comportamento de Londrina - PsicC. Experiência em atendimento clínico individual e em grupo de crianças, adolescentes e adultos, bem como acompanhamento terapêutico em clínica comportamental.

Áreas

MESTRADO
CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

MESTRADO
ORTODONTIA

FHO|Uniararas - Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

COMO CHEGAR