Aperfeiçoamento em Saúde/Clínica Psicológica - Abordagem Psicanalítica - Pós-Graduação - FHO|Uniararas

Aperfeiçoamento em Saúde/Clínica Psicológica - Abordagem Psicanalítica

Coordenação

Profa. Ma. Marta Maria Okamoto
martaokamoto@uniararas.br
posgraduacao@uniararas.br

Psicanalista, psicoterapeuta de casais e de família e acompanhante terapêutica. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). De 2008 a 2014 foi colaboradora da Universidade Federal de São Paulo no Programa de Atendimento e Ensino em Somatização (PAES). Membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos (EBEP-SP). Trabalhou no Instituto "A Casa" de 1984 a 2001 como acompanhante terapêutica, terapeuta de grupos, terapeuta de famílias. Foi membro associada do Instituto Therapon Adolescência de 1999 a 2007. Tem experiência com pacientes psicóticos e pacientes graves. Mestre pelo Programa de Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do curso de graduação em Psicologia da FHO-Uniararas. Supervisora clínico-institucional. Área de interesse: psicanálise, grupos, famílias, instituições, psicose.

Objetivos

O curso tem por objetivo capacitar, articular e aperfeiçoar psicólogos para a prática clínica no Serviço de Psicologia da Uniararas e/ou dos atendimentos já realizados pelo profissional em outro contexto clínico, considerando a especificidade da abordagem psicanalítica.

Objetivos Específicos:
- Ampliar e aprofundar conceitos e técnicas referentes à abordagem psicanalítica dos fenômenos pertinentes aos atendimentos: psicoterapia individual, psicoterapia de casal, psicoterapia familiar, psicoterapia grupal.
- Desenvolver a capacidade de dar acolhimento à angústia que leva os pacientes a buscarem ajuda e daquela mobilizada pela situação terapêutica.
- Desenvolver a habilidade de identificar o sujeito da demanda de atendimento, no caso da procura para atendimento de crianças, adolescentes e pacientes graves.
- Saber realizar, quando necessário, entrevistas e contatos com pessoas, profissionais e ou instituições que fazem parte da rede significativa da pessoa atendida.
- Buscar e interpretar informações bibliográficas referentes aos fenômenos psicológicos e relacionais encontrados na prática clínica.
- Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

Carga Horária

280 horas - 12 meses

Número de Vagas

07 vagas

AVISOS IMPORTANTES:
1 - A FHO|Uniararas reserva-se ao direito de não oferecer o curso que não atenda ao número mínimo de candidatos matriculados;
2 - O mero preenchimento da inscrição NÃO garante a vaga no curso, ficando esta dependente da efetivação da matrícula pelo interessado, conforme regimento interno da Instituição;
3 - Nos casos em que o número de inscrições venha a superar o número de vagas ofertadas, as matrículas serão efetivadas pela ordem de envio dos documentos pelos candidatos, até o limite estabelecido. Os demais candidatos permanecerão em lista de espera, podendo ser chamados à matrícula em caso de desistências, considerando-se, para isso, a mesma ordem de entrega dos documentos.

Público-Alvo

Psicólogos.

Estrutura Curricular

Concepção do Programa: Para a consecução da prática do aperfeiçoamento em Clínica Psicanalítica, iniciaremos o curso com discussão teórica, tal como apontada nos objetivos específicos acima, para em seguida efetuarmos o início da prática clínica e as supervisões dos casos. Esses poderão ser oriundos do trabalho já efetuado pelo profissional, bem como ele poderá receber encaminhamento do Serviço de Psicologia da Uniararas. Em termos de carga horária será composta por:

1. Estudo e Supervisão (100 horas - supervisão de 3h/a semanais) - consiste em discussão de textos, conceitos, formar de pensar e atuar na clínica. A supervisão acontece em grupo (horário fixo e pré-estabelecido), as reflexões individuais e/ou grupais serão acompanhadas pelo professor no horário de supervisão, e/ou através de textos e relatórios elaborados pelos alunos; as discussões de casos clínicos que estão em atendimento têm o objetivo de apurar o olhar clínico e sistemático do aluno para a intervenção, fazer a articulação entre teoria e prática bem como aprimorar a postura do profissional frente ao atendimento.

2. Prática psicológica em saúde/clínica (180 horas considerando o período de março de 2018 a fevereiro de 2019).

Áreas

MESTRADO
CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

MESTRADO
ORTODONTIA

FHO|Uniararas - Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

COMO CHEGAR