Especialização em Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente - Pós-Graduação - FHO | Fundação Hermínio Ometto

Especialização em Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

Periodicidade

Quinzenal
Sábado, das 8h às 12h20 e das 13h às 17h20

Previsão de início

27 de abril de 2019.

Prazo de matrícula

Maio de 2019.

Objetivos

Objetivos Gerais:
- Oferecer aos participantes condições de auditagem, elaboração de projetos, implantação e controle de atividades de qualidade total em organizações de saúde.
- Oferecer qualificação para a busca de certificação de organizações de saúde.
- Oferecer métodos de utilização das ferramentas da gestão pela qualidade.
- Capacitar os profissionais na minimização de riscos assistenciais e segurança do paciente.

Objetivo Específico:
- Formar profissionais para atuar na gestão da qualidade e gestão de riscos assistenciais e segurança do paciente em organizações de saúde.

Público-Alvo

Profissionais das áreas da saúde e da gestão interessados em atuar na gestão da qualidade e segurança do paciente em instituições de saúde.

Carga Horária

560 horas - 24 meses

Investimento
Mensalidade (*) (**)
ParcelasValorDesconto - Ex-aluno (15%)Desconto - Ex-aluno Bolsista (50%)
24R$ 515,00R$ 437,75R$ 257,50
Mensalidade com PagFácil (***)
ParcelasValorDesconto - Ex-aluno (15%)Desconto - Ex-aluno Bolsista (50%)
25R$ 494,40R$ 420,24R$ 247,20
26R$ 475,38R$ 404,08R$ 237,69
27R$ 457,78R$ 389,11R$ 228,89
28R$ 441,43R$ 375,21R$ 220,72
29R$ 426,21R$ 362,28R$ 213,11
30R$ 412,00R$ 350,20R$ 206,00
31R$ 398,71R$ 338,90R$ 199,36
32R$ 386,25R$ 328,31R$ 193,13
33R$ 374,55R$ 318,36R$ 187,28
34R$ 363,53R$ 309,00R$ 181,77
35R$ 353,14R$ 300,17R$ 176,57
36R$ 343,33R$ 291,83R$ 171,67
37R$ 334,05R$ 283,95R$ 167,03
38R$ 325,26R$ 276,47R$ 162,63
39R$ 316,92R$ 269,38R$ 158,46
40R$ 309,00R$ 262,65R$ 154,50
41R$ 301,46R$ 256,24R$ 150,73
42R$ 294,29R$ 250,14R$ 147,15
43R$ 287,44R$ 244,33R$ 143,72
44R$ 280,91R$ 238,77R$ 140,46
45R$ 274,67R$ 233,47R$ 137,34
46R$ 268,70R$ 228,39R$ 134,35
47R$ 262,98R$ 223,53R$ 131,49
48R$ 257,50R$ 218,88R$ 128,75

(*) Valores válidos para pagamento até a data de vencimento. Os mesmos poderão sofrer reajuste após 12 parcelas, pelo índice divulgado pela convenção coletiva, acordado entre os representantes das entidades mantenedoras e os sindicatos dos trabalhadores em educação.

(**) Desconto de 15% para ex-alunos não bolsistas de Graduação ou Pós-graduação da FHO | Fundação Hermínio Ometto.

(***) Programa PagFácil Pós-graduação - Os valores indicados nas diferentes formas de pagamento poderão sofrer reajuste, após 12 parcelas, pelo índice, divulgado através de convenção coletiva, acordado entre os representantes das entidades mantenedoras e os sindicatos dos trabalhadores em educação.

Número de Vagas

30 vagas

AVISOS IMPORTANTES:
1 - A FHO reserva-se ao direito de não oferecer o curso que não atenda ao número mínimo de candidatos matriculados;
2 - O mero preenchimento da inscrição NÃO garante a vaga no curso, ficando esta dependente da efetivação da matrícula pelo interessado, conforme regimento interno da Instituição;
3 - As inscrições ficarão disponíveis no site enquanto houver vagas disponíveis.

Estrutura Curricular

Núcleo Básico - 150 horas
- Gestão Administrativa e Estratégica - 30 horas
- Seminários Avançados e Orientação - 10 horas
- Gestão Orçamentária e Financeira - 30 horas
- Tecnologia da Informação em Saúde - 10 horas
- Marketing de Serviços de Saúde - 10 horas
- Gestão de Projetos - 10 horas
- Gestão do Conhecimento - 10 horas
- Gestão de Pessoas - 20 horas
- Políticas Públicas de Saúde - 10 horas
- Governança Coorporativa - 10 horas

Núcleo Específico - 100 horas
- Arquitetura de Organizações de Saúde - 10 horas
- O Mercado de Saúde no Brasil - 10 horas
- Auditoria em Saúde - 10 horas
- Tecnologia de Equipamentos em Saúde - 10 horas
- Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde - 20 horas
- Políticas de Saúde no Brasil - 10 horas
- Orientação de Artigos Científicos - 10 horas
- Direito em Saúde - 10 horas
- Fundamentos da Pesquisa Clínica - 10 horas

Núcleo Avançado - 150 horas
- Ferramentas de Gestão da Qualidade em Saúde - 20 horas
- Epidemiologia e Gestão da Qualidade em Saúde - 10 horas
- Gestão da Qualidade e Assistência de Enfermagem - 10 horas
- Gestão da Qualidade e Assistência Farmacêutica - 10 horas
- Gestão da Qualidade e Certificações Nacionais e Internacionais - 20 horas
- Gestão da Qualidade e Assistência Médica - 10 horas
- Processos de Auditoria em Gestão da Qualidade em Saúde - 20 horas
- Gestão de Processos em Saúde - 30 horas
- Gestão de Riscos Assistenciais em Saúde - 10 horas
- Segurança do Paciente - 10 horas

Núcleo Comum - 160 horas
- Didática do Ensino Superior (semipresencial)- 30 horas
- Metodologia da Pesquisa Científica (semipresencial) - 30 horas
- Trabalho de Conclusão de Curso - 100 horas

(*) Sujeito a alterações conforme o andamento do curso.

Coordenação

Prof. Me. Luis Ângelo Ozan Maligieri
maligieri@fho.edu.br / maligieri@gmail.com
posgraduacao@uniararas.br

- Doutorando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC.
- Mestre em Administração Estratégica pela UNIMEP (2008).
- Mestre em Ciências Biomédicas pela FHO|Uniararas (2015).
- Avaliador da ONA - Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde - IBES (2017).
- Pós-Graduado em Administração, Negócios e Marketing pela UNIMEP (2009).
- Pós-Graduado em Administração Hospitalar pela UNAERP (2002).
- Residência em Oncologia pela Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu (2000).
- Graduação em Farmácia pela UNIMEP (1998).

Mais de 19 anos no Mercado de Saúde e Educação:

- Diretor Executivo da Inforhealth Consultoria em Saúde. (Atual).
- Gestor do Hospital PUC - Campinas. (Atual).
- Avaliador da ONA pelo IBES (Atual).
- Coordenador de Pós-Graduação na Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic (Atual).
- Coordenador Geral de Pós-graduação na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos - FACISB. (2013 - 2014).
- Gerente de Qualidade e Estratégia do Hospital de Câncer de Barretos. (2013 - 2014).
- Avaliador da ONA pelo IQG. (2007 - 2011).
- Gerente de Suprimentos no Grupo Nossa Senhora de Lourdes de São Paulo. (2008 - 2009).
- Administrador do Hospital Unimed de Piracicaba. (2006 - 2007).
- Gestor de Hotelaria, Qualidade e SADT no Hospital Unimed de Franca. (2005 - 2006).
- Coordenador dos Cursos de Gestão em Saúde e Farmácia do SENAC/SP. (2002 - 2005).
- Gerente de Suprimentos na Santa Casa de Rio Claro (1998 - 2002).

Docentes

Profa. Ma. Juliana Carrijo Melo Maluf
- Residência Internacional em Saúde Internacional- Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) 2010.
- Mestrado em Economia da Saúde- Escola Paulista de Medicina- Universidade - Federal de São Paulo (UNIFESP) 2005.
Master en Evaluacion de la Calidad Asistencial- Fundacion Avedis Donabedian- Universidad Autonoma de Barcelona ( UAB) 2003.
- Especialização em Psicologia Institucional - Incor- HC - FM - USP (Faculdade de Medicina - Universidade de São Paulo) (1999).
- Graduação em Psicologia - PUC- Goiás Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1998)
Experiência Profissional:
Coordenadora da área de Avaliação de Tecnologias em Saúde - Hospital Israelita Albert Einstein (2005 a 2013).
Consultora da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS)- Ministério da Saúde - Brasília (2005 a 2013).
Consultora da UNESCO e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) na Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) - Brasília (1998 a 2004).
Professora nas disciplinas de Saúde Pública, Avaliação de Serviços de Saúde, Economia da Saúde e Qualidade nos cursos de Especialização do Hospital Israelita Albert Einstein (2005 até hoje).

Prof. Esp. Alexandre Bomfim Faria Santos
- Médico pela Escola Paulista de Medicina.
- Residência Médica em Medicina Preventiva (FMUSP).
- Especialização em Epidemiologia Hospitalar e Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV-SP.
- MBA em Direção de Empresas pela FAAP.
Experiência Profissional:
Gestor de Governança Clínica - Grupo Santa Rita (Maringá - PR).
Consultor Médico - Rede São Camilo - Epidemiologia, Governança Clínica e Informatização da Assistência.
Gerente Médico - Hospital São Cristóvão.
Supervisor Médico - Hospital Nossa Senhora de Lourdes.
Diretor Administrativo - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.
Coordenador de Credenciamento - Intermédica/Notre Dame.

Profa. Esp. Ana Luiza Demarchi Geloneze
- Mestranda em Gestão da Tecnologia e Inovação em Saúde - Hospital Sírio Libanês (2015 - 2016).
- Healthcare Management - EUA (2014).
- Black Belt Lean Six Sigma pela Fundação Vanzolini (2013).
- MBA em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde (2012).
- Pós-graduação em Terapia Intensiva pela UNICAMP (1998).
- Graduação em Fisioterapia pela PUCCAMP (1997).
Experiência Profissional:
Mais de 18 anos na Área da Saúde:
Educadora em Projetos de Acreditação Internacional pelo CBA/JCI (atual)
Diretora Executiva e Consultora na KAIZEN - Consultoria em Saúde (atual)
Avaliadora ONA/Vanzolini (2010 - 2014).
Gerente da Qualidade do Hospital Estadual Sapopemba em São Paulo (2013 - 2014).
Analista da Qualidade Sênior na AACD em São Paulo (2008 - 2012).
Coordenadora da Equipe de Fisioterapia do Hospital São Camilo em São Paulo (2000 - 2009).

Profa. Ma. Nilsa Mara Yamanaca
- Mestre em Educação, Arte e História da Cultura - UPM. (2003)
- MBA em Gestão e Tecnologia da Qualidade POLI - USP. (2007)
- Especialização em Administração em Saúde pela FGV - SP. (1997)
- Licenciada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem/Faculdade de Educação da USP. (1996)
- Enfermeira pela Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto. (1994)
Experiência Profissional:
Consultora e Avaliadora de Educação - Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). (Atual).
Processos de Acreditação (Joint Comission International, ONA e Canadian/Qmentum). (2000-Atual).
Docente do Curso de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde - Faculdade Israelita Albert Einstein. (Atual).
Coordenadora e Docente do Curso de Pós-Graduação em Auditoria em Enfermagem. (2003 a 2014).
Docente do Curso Pós-Graduação em Administração Hospitalar e Centro Cirúrgico - CUSC. (Atual).
Docente do Curso Pós-Graduação em Auditoria em Saúde - Faculdade Oswaldo Cruz. (Atual).

Profa. Dra. Raquel Souza de Palma Lancha
- Doutorado - Doutora em "Serviço Social" Título: "Qualidade de Vida do Assistente Social no trabalho: desafios, utopias e possibilidades". - Universidade Est. Paulista "Julio de Mesquita Filho" Franca.
- Mestrado - Mestre em "Serviço Social" na área de "Serviço Social - Trabalho e Sociedade" Título: "O trabalho na UNIMED de Franca: Análise da Qualidade Total" - Universidade Est. Paulista "Julio de Mesquita Filho" Franca.
- Especialização - Especialista em "Administração da Qualidade" - Fundação Armando Alvares Penteado - CENAP.
- Especialização - Especialista em "Didática para a Modernidade" - Universidade de Franca - UNIFRAN.
- Graduação - 'Bacharel em Serviços Sociais" - Universidade Est. Paulista "Julio de Mesquita Filho" Franca.
Experiência Profissional:
Gerente de Recursos Humanos - Magazine Luíza - Brasil (2005 - Atual).
Gerente de Relacionamento e Qualidade - Unimed de Franca (1995 - 2005).

Prof. Me. Thiago Franco
- Mestre em Medicamentos e Cosméticos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP (2006).
- Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (2009).
- Avaliador de Sistemas de Gestão de Qualidade pelo Instituto Qualisa de Gestão (2007).
- Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP (2002).
Experiência Profissional:
Coordenador de Controle de Faturamento e Receitas no Grupo Gestor de Serviços de Hemoterapia (2014 - Atual).
Coordenador de Operações Logísticas na Human Concierge (2013 - 2014).
Coordenador de Suprimentos na Santa Casa de Franca (2012 - 2013).
Gerente Farmacêutico no Hospital de Câncer de Barretos (2008 - 2011).
Farmacêutico no Hospital e Maternidade São Lucas de Ribeirão Preto (2004 - 2008).

(*) Sujeito a alterações conforme o andamento do curso.

Áreas

MESTRADO
CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

MESTRADO
ORTODONTIA

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

COMO CHEGAR