Especialização em Tecnologias Assistivas: Técnicas Assistenciais e Práticas de Ensino - Pós-Graduação - FHO|Uniararas

Especialização em Tecnologias Assistivas: Técnicas Assistenciais e Práticas de Ensino

Periodicidade

Quinzenal
Sábado das 08h às 12h20 e das 13h às 17h20

Início

19 de maio de 2018.

Prazo de matrícula

Julho de 2018.

Objetivos

Colaborar para processos de desenvolvimento nas áreas do conhecimento da saúde, ciências educacionais e
jurídicas.

Público-Alvo

Profissionais das áreas de Educação, Jurídica e Gestão que possuem interesse na temática.

Carga Horária

800 horas - 24 meses

Investimento
Mensalidade (*) (**)
ParcelasValorDesconto - Ex-aluno (15%)Desconto - Ex-aluno Bolsista (50%)
24R$ 450,00R$ 382,50R$ 225,00
Mensalidade com PagFácil (***)
ParcelasValorDesconto - Ex-aluno (15%)Desconto - Ex-aluno Bolsista (50%)
25R$ 432,00R$ 367,20R$ 216,00
26R$ 415,38R$ 353,08R$ 207,69
27R$ 400,00R$ 340,00R$ 200,00
28R$ 385,71R$ 327,86R$ 192,86
29R$ 372,41R$ 316,55R$ 186,21
30R$ 360,00R$ 306,00R$ 180,00
31R$ 348,39R$ 296,13R$ 174,20
32R$ 337,50R$ 286,88R$ 168,75
33R$ 327,27R$ 278,18R$ 163,64
34R$ 317,65R$ 270,00R$ 158,83
35R$ 308,57R$ 262,29R$ 154,29
36R$ 300,00R$ 255,00R$ 150,00
37R$ 291,89R$ 248,11R$ 145,95
38R$ 284,21R$ 241,58R$ 142,11
39R$ 276,92R$ 235,38R$ 138,46
40R$ 270,00R$ 229,50R$ 135,00
41R$ 263,41R$ 223,90R$ 131,71
42R$ 257,14R$ 218,57R$ 128,57
43R$ 251,16R$ 213,49R$ 125,58
44R$ 245,45R$ 208,64R$ 122,73
45R$ 240,00R$ 204,00R$ 120,00
46R$ 234,78R$ 199,57R$ 117,39
47R$ 229,79R$ 195,32R$ 114,90
48R$ 225,00R$ 191,25R$ 112,50

(*) Valores válidos para pagamento até a data de vencimento. Os mesmos poderão sofrer reajuste após 12 parcelas, pelo índice divulgado pela convenção coletiva, acordado entre os representantes das entidades mantenedoras e os sindicatos dos trabalhadores em educação.

(**) Desconto de 15% para ex-alunos não bolsistas de Graduação ou Pós-graduação da FHO|Uniararas.

(***) Programa PagFácil Pós-graduação - Os valores indicados nas diferentes formas de pagamento poderão sofrer reajuste, após 12 parcelas, pelo índice, divulgado através de convenção coletiva, acordado entre os representantes das entidades mantenedoras e os sindicatos dos trabalhadores em educação.

Número de Vagas

30 vagas

AVISOS IMPORTANTES:
1 - Fica reservado a UNIARARAS o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;
2 - Somente a efetivação da inscrição não garante a sua vaga no curso;
3 - As inscrições ficarão disponíveis no site até que haja vaga no curso.

Estrutura Curricular

Núcleo Básico - 160 horas
- Tecnologias Assistivas (TA): Bases Conceituais - 40 horas
- TA, Legislação e Direito Educacional: Documentos Norteadores - Direito Comparado - 40 horas
- Políticas Públicas: Globalização, Processos de administração em instituições e organizações públicas e privadas - 40 horas
- TA: Gestão e Estratégias de Intervenções, Equidade e Diversidade - 40 horas

Núcleo Específico - 240 horas
- Direito Desportivo e Esportes Paraolímpicos: Práticas adaptadas - 60 horas
- Reabilitação e Educação Física Inclusiva - 60 horas
- Assistência Animal - 60 horas
- Moda Inclusiva - 60 horas

Núcleo Avançado - 240 horas
- Biomecânica, Ergonomia e Robótica - 60 horas
- Desenho Universal, Ajudas Técnicas, Software e Circuitos Integrados - 60 horas
- Mobilidade e Acessibilidade - 60 horas
- Internet das Coisas (IoT) e Rede Elétrica Inteligente (Smart Grid) - 60 horas

Núcleo Comum - 160 horas
- Didática do Ensino Superior - 30 horas
- Metodologia da Pesquisa Científica - 30 horas
- Trabalho de Conclusão de Curso - 100 horas

(*) Sujeito a alterações conforme o andamento do curso.

Coordenação

Profa. Ma. Talita Souza Umbelino Rodrigues da Cruz
talitacruz@uniararas.br
posgraduacao@uniararas.br

Graduada em Pedagogia (Licenciatura, com habilitações em Administração Escolar, Magistério do Ensino Fundamental e Séries Iniciais), Teologia e graduanda em Direito. Pós-Graduada em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e Gestão Escolar. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Doutoranda em Educação pela ULHT da União Europeia.
É também escritora e desenvolve pesquisas nas áreas de: Saúde Pública e Educacional, Saúde das Pessoas com TGD e TEA Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (enfatizando casos de Autismo), Gestão Educacional e Implantação de Projetos Sociais Educacionais (Terceiro Setor).
Possui outros cursos de aperfeiçoamento e extensão nas áreas afins. Atuação e experiência em áreas da gestão na educação básica, educação especial, bem como no ensino técnico e superior, na direção, orientação, docência e coordenação de cursos presenciais e EAD.
Em pesquisas anteriores, já trabalhou com a questão do acesso de sujeitos com necessidades educativas especiais no ensino superior e com a escolarização dos mesmos nas séries iniciais. Desenvolve projetos de implantação de ONGs e OCIPs, prestando assessoria e consultoria em setores públicos e privados.
Coordenadora do projeto IMPACTO AUTISTA junto a ALESP- Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa Campo da Saúde - CNPQ/CAPES.

Docentes

Prof. Dr. Wilson Ricardo Antoniassi de Almeida
Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação pela Universidade
Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui especialização em Sustentabilidade Ambiental pela Universidade Estadual Paulista. É graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista e graduado em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Jales. Tem experiência na área de Educação, Matemática e Meio Ambiente, com ênfase em Educação. Membro do HISTEDBR/UFSCar - História, Sociedade e Educação no Brasil - Linha de Pesquisa: História da Educação. Atua também em cursos de capacitação continuada, formação de professores em exercício e é autor de artigos científicos em vários periódicos acadêmicos. Professor Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Assistivas: Linguagens de Inclusão e Técnicas Assistenciais, desenvolvendo estudos acerca de questões relacionadas à tecnologias assistivas, formação docente: contextualização histórica e pressupostos éticos.

Prof. Esp. Paulo Augusto Rodrigues da Cruz
Analista de Sistemas, Teólogo, Filósofo, Bacharel em Direito, Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), pesquisador e integrante dos Programa de Pesquisas Globais Transtorno do Espectro Autista (PPGTEA), do Programa de Pesquisas Globais Saúde, Ciências Educacionais e Jurídicas (PPGSCEJ), Programa de Pesquisas Globais (PPGTAA) e do Programa de Pesquisas Globais Políticas Públicas (PPGPP). Desenvolve projetos nas áreas tecnológicas e educacionais de formação de professores em diversos municípios no Estado de São Paulo. Professor em cursos de pós-graduação da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS. Sua trajetória acadêmica percorre as áreas da teologia, filosofia, ciências educacionais, tecnológicas e jurídicas. Atua em áreas diferenciadas da pesquisa, do ensino e da extensão. Dentre suas atividades estão a docência no ensino superior, em cursos de graduação e pós-graduação, bem como, palestras e formações continuadas nas ciências educacionais, tecnológicas e jurídicas.

Prof. Me. Evandro Murer
Mestre em Educação Física e Qualidade de Vida pela UNICAMP. MBA em Marketing pela ESAMC. Graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialização em Treinamento Desportivo Especialização em Fisiologia do Exercício. Especialização em Teorias e Métodos de Pesquisa em Ed. Física, Esporte e Lazer. Membro do PPGSCEJ - Programa de Pesquisas Globais Saúde, Ciências Educacionais e Jurídicas - Uniararas. Professor Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Assistivas: Linguagens de Inclusão e Técnicas Assistenciais, desenvolvendo estudos acerca de questões relacionadas à tecnologias assistivas, reabilitação e educação física inclusiva, na performance, rendimento físico e qualidade de vida em populações especiais.

Prof. Me. Carlos Fielde de Campos
Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Coordenador de Curso de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e professor titular na Faculdade de Americana. Docente titular nas Faculdades Integradas Claretianas. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica em Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações. Possui experiência profissional em empresa de Telecomunicações (Embratel) na área de gerenciamento e configuração de equipamentos de redes de telecomunicações. Membro do PPGSCEJ - Programa de Pesquisas Globais Saúde, Ciências Educacionais e Jurídicas - Uniararas. Professor Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Assistivas: Linguagens de Inclusão e Ténicas Assistenciais, desenvolvendo estudos acerca de questões relacionadas à tecnologias assistivas, internet das Coisas (IoT) e rede elétrica inteligente (Smart Grid), bem como, tecnologias, assistências e soluções convergentes e integrativas.

Prof. Ma. Cristiane Tereza Costa
Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Especialista em Direito Tributário pela PUC-Campinas. Especialista em Pesquisa, Metodologias de Investigação e Docência no Ensino Superior. Advogada. Membro PPGTEA - Programa de Pesquisas Globais Transtornos Espectro Autista e PPGSCEJ - Programa de Pesquisas Globais Saúde, Ciências Educacionais e Jurídicas - Uniararas. Professora Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Assistivas: Linguagens de Inclusão e Técnicas Assistenciais, desenvolvendo estudos acerca de questões relacionadas à tecnologias assistivas, direito desportivo e esportes paralímpicos, bem como, em práticas adaptadas esportivas. Docente Universitária em cursos de graduação em Direito.

Prof. Ma. Mônica de Oliveira Silva Fiori
Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2003). Especialista em Direito das Relações de Consumo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Pós-Graduada em Pesquisa, Metodologias de Investigação e Docência no Ensino Superior. Membro do grupo de pesquisas PPGSCEJ - Programa de Pesquisas Globais Saúde, Ciências Educacionais e Jurídicas - ALESP - FHO/Uniararas, junto a Plataforma de Diretório de Grupos de Pesquisas no Brasil DGP/CNPQ/CAPES. Professora universitária. Advogada.

Áreas

MESTRADO
CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

MESTRADO
ORTODONTIA

FHO|Uniararas - Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

COMO CHEGAR