Mestrado em Implantodontia - Pós-Graduação - FHO | Fundação Hermínio Ometto

Mestrado em Implantodontia

O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia tem o objetivo de desenvolver atividades educacionais, clínicas e de pesquisa contribuindo para o aprofundamento e divulgação do conhecimento, para a inovação tecnológica e à formação de recursos humanos qualificados para o exercício de atividades na área da Odontologia.

Como objetivo específico, a área de concentração em Implantodontia proporciona a formação de profissionais qualificados para o pleno exercício da docência e pesquisa e aptos a prestarem serviços odontológicos especializados, de acordo com as exigências e necessidades do mercado de trabalho.

» Área de Concentração:
Implantodondia

» Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia:
Prof. Dr. Mário Vedovello Filho
mario@vedovelloeassociados.com.br

» Vice-Coordenação:
Profa. Dra. Silvia Amélia S. Vedovello
silviavedovello@fho.edu.br silviavedovello@gmail.com

» Informacoes:
Secretaria
Telefone: (19) 3543-1423
E-mail: mestrado@uniararas.br

» Endereço para correspondência
Programa de Pós-graduação em Odontologia
Secretaria Stricto Sensu
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500 Jd. Universitário - Araras/SP 13607-339

Recomendação CAPES/MEC - Portaria CAPES/MEC n. 656/2017

» Conselho de Curso:

Coordenador - Prof. Dr. Mário Vedovello Filho

Professores do Corpo Docente Permanente do PPGO
Profa. Dra. Silvia Amélia Scudeler Vedovello
Profa. Dra. Heloisa Cristina Valdrighi
Prof. Dr. Milton Santamaria Junior

Objetivos

» Objetivos/Perfil profissional a ser formado:

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da FHO tem sua inserção no mercado de trabalho e atua principalmente no serviço privado e em instituições de ensino superior.

Público-Alvo

Especialista em Implantodontia com curso reconhecido pelo sistema CRO/CFO.

Titulação

Mestre em Odontologia com área de concentração em Implantodontia.

Carga Horária

O curso totaliza 77 créditos em Disciplinas Obrigatórias para as duas linhas de pesquisa e 40 créditos dedicados às Atividades de Dissertação.

Periodicidade

Bimestral (quarta-feira a sábado)
Quarta-feira das 09h às 12h das 13h às 17h
Quinta-feira e Sexta-feira das 08h30 às 12h das 13h às 17h
Sábado das 08h30 às 12h das 13h às 16h

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia, área de concentração Implantodontia tem uma linha de pesquisa com os seguintes projetos:

» Análise das propriedades biomecânicas e físico-químicas dos biomateriais odontológicos e as inter-relações moleculares e sistêmicas dos tecidos perimplantares.

a) Análises das reações teciduais dos biomateriais odontológicos: avaliar clinicamente, histologicamente e/ou histomorfometricamente os efeitos de diversos biomateriais no processo de reparo de defeitos ósseos em animais e humanos. Pretende-se investigar biocompatibilidade, estabilidade, cinética de degradação e potencial de estimulação da formação óssea de diferentes biomateriais de uso odontológico;

b) Análise das propriedades biomecânicas e físico-químicas dos biomateriais odontológicos: avaliar a eficácia de biomateriais e materiais odontológicos através de estudos laboratoriais e/ou clínicos;

c) Avaliação dos mecanismos celulares e moleculares da biologia óssea: avaliar os mecanismos celulares e moleculares relacionados à biologia óssea e sua aplicabilidade na prática da Implantodontia.

Área Conexa
Disciplinas Nº de Créditos
Bioestatística 04
Bioética 01
Metodologia de Pesquisa Científica 05
Metodologia do Ensino Superior 02
Área de concentração
Disciplinas Nº de Créditos
Implantodontia Avançada 10
Implantodontia I 10
Implantodontia II 10
Implantodontia III - Prótese sobre Implante 10
Planejamento Cirúrgico Protético I 10
Planejamento Cirúrgico Protético II 10
Prótese sobre implante 05
Créditos em disciplinas 77

Atividades para dissertação = 40 créditos

Conteúdo Programático
Área conexa
Bioestatística Capacitar o aluno para análise de dados referentes a pesquisas da área da saúde e para interpretar de forma adequada os resultados.
Bioética A Bioética, enquanto disciplina, tem o objetivo de estimular a discussão sobre situações relativas ao impacto da tecnologia médica na vida humana e, mais especificamente, às consequências das pesquisas envolvendo seres humanos. Abordará os atuais temas que envolvem a Bioética, que surge hoje como novo conceito de ética aplicada a uma série de novas situações oferecidas pela evolução das ciências biomédicas. A temática da disciplina será desenvolvida e fundamentada pela legislação aplicável, incluindo-se as disposições legais relativas aos direitos e deveres referentes à prática odontológica, bem como as responsabilidades legais e éticas do profissional, para que sua atuação esteja sempre pautada na mais absoluta correção e legalidade.  História da Ética em Pesquisa;  O surgimento da Bioética;  Consentimento Livre e Esclarecido;  Vulnerabilidade;  Avalição de riscos e benefícios na pesquisa odontológica;  Exercícios de reflexão sobre o tema;  Relação profissional-paciente.
Metodologia de Pesquisa Científica Didática Teórica x Didática Prática. Aprendizagem da docência: processos de investigação e formação.
Metodologia do Ensino Superior Formar o Mestre e Pesquisador apto a delinear uma pesquisa cientifica com vistas à odontologia baseada em evidencias.
Área de concentração

Implantodontia Avançada

Serão desenvolvidas as técnicas de cirurgia para enxerto ósseo, técnica cirúrgica para elevação do assoalho do seio maxilar, técnica cirúrgica para reposicionamento do nervo alveolar inferior, distração osteogênica e implantes zigomáticos.
Implantodontia I Conhecimentos de interesse da especialidade, dentro do contexto de: Histórico. Evolução dos sistemas de implantes. Osseointegração. Fatores de risco associados à terapia com implantes endósseos. Biomecânica. Técnicas cirúrgicas de primeira fase: Sistemas de implantes, instrumental e materiais, modalidades, acidentes e complicações.
Implantodontia II Conhecimentos de interesse da especialidade, dentro do contexto de: Técnicas cirúrgicas de segunda fase. Manipulação dos tecidos moles. Manipulação dos tecidos duros. Seleção de cicatrizadores. Estética em Implantodontia. Condicionamento de tecidos moles. Interelação Ortodontia-Implantodontia. Os implantes ortodônticos. Manutenção.
Implantodontia III - Prótese sobre Implante Conhecimentos de interesse da especialidade, dentro do contexto de: Elaboração de planejamento das reabilitações envolvendo prótese sobre os implantes, execução de moldagens, montagens em articulador, enceramento diagnóstico, confecção de guias radiográficos e cirúrgicos, elaboração reabilitações envolvendo prótese parcial fixa implanto retida e suportada, próteses totais fixas implanto retidas e suportadas, próteses totais móveis implanto retidas e mucosuportadas.
Planejamento Cirúrgico Protético I Oferecer aos alunos os conhecimentos de interesse da especialidade, dentro do contexto de: Indicações e contra-indicações. Classificação e diagnóstico. História médica e odontológica. Pacientes sistemicamente comprometidos e os implantes. Exames laboratoriais: indicações, aplicabilidade e interpretação. Modelos de estudo. Moldagens. Montagem em articulador. Arco facial. Enceramento diagnóstico. Guias radiográficos e cirúrgicos.
Planejamento Cirúrgico Protético II Oferecer aos alunos os conhecimentos de interesse da especialidade, dentro do contexto de: Tratamento de pacientes com edentulismo total. Tratamento dos pacientes com edentulismo parcial. Tratamento dos pacientes com atrofia óssea grave dos maxilares. Planejamento guiado através das técnicas de prototipagem. Princípios biomecânicos.
Prótese sobre Implante Reabilitação oral e osseointegração. Implantes no contexto da Reabilitação Oral. Considerações protéticas sobre avaliação da área edêntula em pacientes parcialmente desdentados / Situações Cl. I, II, III, IV de Kennedy. Considerações protéticas sobre diagnóstico, planejamento e plano de tratamento. Moldagens para obtenção de modelos de estudo e técnicas para montagem em articulador. Articuladores semi-ajustáveis. Técnicas para registro oclusal. Procedimentos de moldagens para próteses sobre implantes. Considerações sobre a mecânica de parafusos. Oclusão. Aspectos biomecânicos relacionados a implantes de hexágono externo: Elementos unitários, próteses parciais, totais e sobredentaduras. Procedimentos clínicos e seleção de componentes para próteses implanto-suportada: elementos unitários, próteses parciais e totais. Procedimentos clínicos e seleção de componentes prótese-implanto-retida (sobredentadura).

Prova da estrutura metálica. Attachments para próteses implanto-suportadas e sobredentaduras. Considerações sobre as modalidades de retenção das próteses fixas: Próteses cimentadas e próteses parafusadas. Utilização de próteses implanto-suportadas como pilares para próteses parciais removíveis. Considerações sobre união implante/dentes naturais. Procedimentos clínicos e seleção de componentes para próteses com carga imediata. Procedimentos clínicos e seleção de componentes para próteses protocolo.
Corpo Docente
Docentes Permanentes
Nome Currículo lattes
Ana Paula Terossi de Godoi
Carolina Carmo de Menezes
Cristina Maria Franzini
Giovana Cherubini Venezian
Heloisa Cristina Valdrighi
Mário Vedovello Filho
Milton Santamaria Júnior
Silvia Amélia Scudeler Vedovello
Viviane Veroni Degan
Vivian Fernandes Furletti de Goes
William Custódio
Docentes Colaboradores
Nome Currículo lattes
Adriana Simoni Lucato
Cristian Alexandre Corrêa
Júlio Cesar Bento dos Santos
Luciane Zanin
Investimento

24 mensalidades de R$ 2.513,70.

O curso terá duração total de 24 (vinte e quatro) meses com renovação semestral da matrícula.

(*) Valores válidos para pagamento até a data de vencimento. Os mesmos poderão sofrer reajuste após 12 parcelas, pelo índice divulgado pela convenção coletiva, acordado entre os representantes das entidades mantenedoras e os sindicatos dos trabalhadores em educação.

(**) Desconto de 15% para ex-alunos de Graduação da FHO | Fundação Hermínio Ometto.

(***) Programa PagFácil Pós-graduação - Os valores indicados nas diferentes formas de pagamento poderão sofrer reajuste, após 12 parcelas, pelo índice, divulgado através de convenção coletiva, acordado entre os representantes das entidades mantenedoras e os sindicatos dos trabalhadores em educação.

Regulamento

Clique aqui para visualizar o regulamento.

Links
Edital - Processo Seletivo

» Processo Seletivo 2019 - Mestrado em Odontologia

Edital - Concurso de Bolsas de Estudos

» Bolsas de Estudos - Mestrado em Odontologia

» Anexo I - Bolsas de Estudos - Mestrado em Odontologia

Áreas

MESTRADO
CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

MESTRADO
ORTODONTIA

MESTRADO
IMPLANTODONTIA

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

COMO CHEGAR