Mestrado em Ortodontia - Pós-Graduação - FHO|Uniararas

Mestrado em Ortodontia

O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia tem o objetivo de desenvolver atividades educacionais, clínicas e de pesquisa contribuindo para o aprofundamento e divulgação do conhecimento, para a inovação tecnológica e à formação de recursos humanos qualificados para o exercício de atividades na área da Odontologia.

Como objetivo específico, a área de concentração em Ortodontia proporciona a formação de profissionais qualificados para o pleno exercício da docência e pesquisa e aptos a prestarem serviços odontológicos especializados, de acordo com as exigências e necessidades do mercado de trabalho.

» Área de Concentração:
Ortodontia

» Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia:
Prof. Dr. Mário Vedovello Filho
mario@vedovelloeassociados.com.br

» Vice-Coordenação:
Profa. Dra. Silvia Amélia S. Vedovello
silviavedovello@uniararas.br silviavedovello@gmail.com

» Informacoes:
Secretaria
Telefone: (19) 3543-1423 – ramal 245
E-mail: posgraduacao@uniararas.br

» Endereço para correspondência
Programa de Pós-graduação em Odontologia
Secretaria Stricto Sensu
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500 Jd. Universitário - Araras/SP 13607-339

Recomendação CAPES/MEC - Portaria CAPES/MEC n. 1077 de 31/08/2012

» Conselho de Curso:
Prof. Dr. Mário Vedovello Filho
Profa. Dra. Silvia Amélia Scudeler Vedovello
Profa. Dra. Heloisa Cristina Valdrighi
Profa. Dra. Adriana Simoni Lucato

Objetivos

» Objetivos/Perfil profissional a ser formado:

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Uniararas tem sua inserção no mercado de trabalho e atua principalmente no serviço privado e em instituições de ensino superior.

Público-Alvo

Portadores de diploma de Ensino Superior na área de Odontologia.

Titulação

Mestre em Odontologia com área de concentração em Ortodontia.

Carga Horária

O curso totaliza 77 créditos em Disciplinas Obrigatórias para as duas linhas de pesquisa e 40 créditos dedicados às Atividades de Dissertação.

Periodicidade

Mensal (quarta-feira a sábado)
Quarta-feira das 09h às 12h das 13h às 17h
Quinta-feira e Sexta-feira das 08h30 às 12h das 13h às 17h
Sábado das 08h30 às 12h das 13h às 16h

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia, área de concentração Ortodontia tem duas linhas de pesquisa com os seguintes projetos em andamento:

» Epidemiologia, medidas preventivas e crescimento e desenvolvimento da face
Analisar as diversas características morfológicas da má oclusão por meio do estudo da sua prevalência e propor métodos e atuações preventivas dentro da ortodontia.
Projetos
a) Epidemiologia da má oclusão – docente responsável: Profa. Dra. Silvia Amélia Scudeler Vedovello;
b) Estudo das estruturas e funções do complexo craniofacial – docente responsável: Profa. Dra. Viviane Veroni Degan;
c) Estudo dos sinais e sintomas de desordem temporomandibular – docente responsável: Profa. Dra. Giovana Cherubini Venezian.

» 2. Recursos diagnósticos, terapêuticos e materiais dentários em ortodontia
Estudar os métodos de diagnóstico ortodôntico, avaliar os recursos necessários para o desenvolvimento da mecânica e analisar as propriedades físico-químicas dos materiais dentários utilizados em ortodontia.
Projetos
a) Análise das reações teciduais no movimento ortodôntico – docente responsável: Prof. Dr. Milton Santamaria Júnior;
b) Análise de diferentes recursos radiológicos e cefalométricos no apoio a terapia ortodôntica – docente responsável: Profa. Dra. Adriana Simoni Lucato;
c) Avaliação da resistência mecânica de materiais ortodônticos em diferentes condições terapêuticas – docente responsável: Prof. Dr. Mario Vedovello Filho;
d) Resultados de diferentes modelos de avaliação clínica na escolha terapêutica para anomalias dentárias e de oclusão – docente responsável: Profa. Dra. Heloísa Cristina Valdrighi.

Área Conexa
Disciplinas Nº de Créditos
Bioestatística 02
Bioética 01
Gestão de Negócios 04
Metodologia de Pesquisa Científica 03
Metodologia do Ensino Superior 02
Área de concentração
Disciplinas Nº de Créditos
Diagnóstico Ortodôntico 14
Terapêutica Ortodôntica 51
Créditos em disciplinas 77

Atividades para dissertação = 40 créditos

Conteúdo Programático
Área conexa
Bioestatística Capacitar o aluno para análise de dados referentes a pesquisas da área da saúde e para interpretar de forma adequada os resultados.
Bioética A Bioética, enquanto disciplina, tem o objetivo de estimular a discussão sobre situações relativas ao impacto da tecnologia médica na vida humana e, mais especificamente, às consequências das pesquisas envolvendo seres humanos. Abordará os atuais temas que envolvem a Bioética, que surge hoje como novo conceito de ética aplicada a uma série de novas situações oferecidas pela evolução das ciências biomédicas. A temática da disciplina será desenvolvida e fundamentada pela legislação aplicável, incluindo-se as disposições legais relativas aos direitos e deveres referentes à prática odontológica, bem como as responsabilidades legais e éticas do profissional, para que sua atuação esteja sempre pautada na mais absoluta correção e legalidade.  História da Ética em Pesquisa;  O surgimento da Bioética;  Consentimento Livre e Esclarecido;  Vulnerabilidade;  Avalição de riscos e benefícios na pesquisa odontológica;  Exercícios de reflexão sobre o tema;  Relação profissional-paciente.
Gestão de Negócios A disciplina tem o objetivo de debater a qualidade e à evolução das tendências do mercado de trabalho, com vistas à rápida percepção e enquadramento do profissional nas exigências do setor de saúde que, como todos os seguimentos da economia, encontram-se sujeito a modificações constantes.  Relações trabalhistas, civis e comerciais; Finanças e contabilidade e dos principais encargos tributários; Gerenciamento das atividades clínicas; Programas de qualidade e à evolução e tendências do mercado de trabalho; Conceitos de Marketing e Informática aplicada à área Odontológica.
Metodologia de Pesquisa Científica Didática Teórica x Didática Prática. Aprendizagem da docência: processos de investigação e formação.
Metodologia do Ensino Superior Formar o Mestre e Pesquisador apto a delinear uma pesquisa cientifica com vistas à odontologia baseada em evidencias.
Área de concentração
Diagnóstico Ortodôntico Formar o profissional especialista em ortodôntica apto a diagnosticar os diferentes tipos de alterações oclusais com sólida formação nos recursos de diagnóstico atuais.
Terapêutica Ortodôntica Fornecer conhecimento e treinamento técnico-científico na área de Ortodontia, tornando o profissional apto a planejar e realizar o tratamento ortodôntico preventivo, interceptor e corretivo. As aulas teóricas a Técnica e Tratamento ortodôntico, bem como os conceitos atuais da Ortodontia moderna. Inicialmente, o treinamento inclui uma fase laboratorial intensiva antes da fase clínica, sedimentando os princípios da técnica Straight-Wire, para um maior controle do tratamento, principalmente na finalização, bem como recursos do arco segmentado.
Atividade de Dissertação Desenvolvimento e delineamento da pesquisa científica. Atividades de pré-qualificação do projeto de pesquisa. Qualificação e Defesa da Dissertação.
Corpo Docente
Docentes Permanentes
Nome Currículo lattes
Adriana Simoni Lucato
Ana Paula Terossi
Carolina Carmo de Menezes
Cristina Maria Franzini
Giovana Cherubini Venezian
Heloisa Cristina Valdrighi
Luciane Zanin
Mário Vedovello Filho
Milton Santamaria Júnior
Silvia Amélia Scudeler Vedovello
Viviane Veroni Degan
Vivian Fernandes Furletti de Goes
William Custódio
Docentes Colaboradores
Nome Currículo lattes
Cristian Alexandre Corrêa
Júlio Cesar Bento dos Santos
Investimento

36 mensalidades de R$ 2.170,00.

O curso terá duração total de 36 (trinta e seis) meses com renovação semestral da matrícula.

(*) Valores válidos para pagamento até a data de vencimento. Os mesmos poderão sofrer reajuste após 12 parcelas, pelo índice divulgado pela convenção coletiva, acordado entre os representantes das entidades mantenedoras e os sindicatos dos trabalhadores em educação.

(**) Desconto de 15% para ex-alunos de Graduação da FHO|Uniararas.

(***) Programa PagFácil Pós-graduação - Os valores indicados nas diferentes formas de pagamento poderão sofrer reajuste, após 12 parcelas, pelo índice, divulgado através de convenção coletiva, acordado entre os representantes das entidades mantenedoras e os sindicatos dos trabalhadores em educação.

Repositório Institucional

Clique aqui para entrar.

Regulamento

Clique aqui para visualizar o regulamento.

Links

Áreas

MESTRADO
CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

MESTRADO
ORTODONTIA

FHO|Uniararas - Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

COMO CHEGAR