Área Restrita

A história do Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS), instituição de ensino superior privada, pluricurricular, sem fins lucrativos, caminha lado a lado com a história de nossa mantenedora, a Fundação Hermínio Ometto,  assim denominada em homenagem ao nosso patrono, Dr. Hermínio Ometto.

Nossa Instituição foi criada em 1973, e a Faculdade de Ciências Biológicas (com os cursos até hoje oferecidos, Biologia e Biomedicina), é a primeira a ser pleiteada, sendo instalada a princípio no bairro Belvedere, em Araras. Anos mais tarde, precisamente em 1978, já contávamos com estrutura própria e avançadas instalações, hoje em sua maioria ampliadas.

De 1979 a 1986, somam-se à Faculdade de Ciências Biológicas três outras faculdades - Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia e Bioquímica e Odontologia,  e a Instituição passa a se chamar em 1997 União das Faculdades da Fundação Hermínio Ometto (UNIARARAS).

Em 1999, são implantadas mais três faculdades - Educação Física, Fisioterapia e Psicologia. Dois anos depois, em 2001, a UNIARARAS, já credenciada como Centro Universitário Hermínio Ometto, ganha então maior autonomia na criação de cursos. Nesse mesmo ano em agosto é criado o Instituto Superior de Educação (ISE), com os cursos de Licenciatura em Física, Química, Matemática e também é  implantado o primeiro curso  na modalidade a distância - o Normal Superior Fora de Sede, transformado posteriormente em  Pedagogia.
Junto com o ensino, a pesquisa se edifica e se fortalece com a implantação do primeiro Programa de Mestrado, na área de Odontologia,  implantado em 2002.

Entre  2002 e 2007, a UNIARARAS também dá mais um passo, nesse momento em direção aos cursos superiores de tecnologia, implantando os cursos de: Estética, Gestão e Saneamento Ambiental, Redes de Computadores, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Processos Químicos, Materiais, Alimentos,  e Gestão de Qualidade e Produtividade.

Em 2007, novas áreas do conhecimento são incorporadas, com os cursos de Administração e os cursos de Engenharia Mecânica e de Produção.

Sempre pautando as ações pela qualidade do ensino oferecido, novos cursos vão sendo incorporados. Em 2008 inicia-se o curso de Sistemas de Informação e de Processos Gerenciais na modalidade a distância. No ano de 2009 implanta-se o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e Engenharia de Computação e também os novos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Logística e Marketing.

O ano de 2010 é muito especial, ele marca a vinculação da Instituição ao Sistema Federal de Ensino e a implantação do segundo Programa de Mestrado, o de Ciências Biomédicas, além da criação do terceiro curso na modalidade a distância, o curso de Bacharelado em Administração.

Em 2011 recebemos a primeira visita dos avaliadores do MEC, para o recredenciamento do Centro Universitário. Após análise documental e de visitas a todas as instalações,  foi atribuído   o Conceito Institucional (CI) 4 (em uma escala de 1 a 5).

Em 2012 surgem os cursos de Bacharelado em Estética e em Química. A Engenharia Civil é implantada em 2013 e no ano de 2014, nascem os Cursos de Ciências Econômicas e Engenharia Química.

Em todos esses anos, a UNIARARAS tem crescido irrefreavelmente, revelando as aspirações de nossos precursores. Além de ampliar cada dia mais suas instalações em sua sede, também  se multiplica em várias outras cidades, acompanhando os passos da expansão de seu ensino a distância. E assim, nossa Instituição moderniza-se, oferecendo novas opções de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, e solidifica-se enquanto centro de investigação científica. Essa é a UNIARARAS Hoje, que o(a) convidamos a conhecer!
Prêmios
  • Parcerias
  • UNIARARAS - Fundação Hermínio Ometto - Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500 - Jd. Universitário | Araras - SP - CEP: 13607-339 - Tel: (19) 3543-1400
    © 2012 - Fundação Hermínio Ometto - CETEC - Todos os direitos reservados / © 2005-2012