Área Restrita

Cipeiro é o funcionário, regularmente eleito por escrutínio secreto, para representar os empregados de uma determinada empresa, por um ano, perante à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. É cipeiro também o funcionário de um estabelecimento escolhido pelo empregador para representá-lo na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com representantes do empregador e dos empregados.

O cipeiro é escolhido para fazer parte da CIPA, através de voto ou indicação, porque possui qualidades, que foram percebidas por aqueles que o escolheram e o indicaram, como vontade de colaborar, bom senso e responsabilidade no desempenho desse importante papel.

A primeira condição para ser um cipeiro é ser alguém que acredite que algo pode ser feito para a prevenção de acidentes na empresa, que a CIPA não é abstrata, e principalmente, que pode desenvolver um trabalho concreto, real. As dificuldades poderão existir, porém o cipeiro está consciente dessa situação e da sua condição de "agente de mudança", no sentido de ser o elemento de articulação para resolver os problemas.

Para tanto, é indispensável que o objetivo da CIPA - PREVENÇÃO DE ACIDENTES - norteie todas as ações do grupo - fortalecido pela coesão de seus membros e reconhecimento do valor de seu trabalho.

Deve o cipeiro, portanto:

• Participar efetivamente do seu grupo de trabalho;

• Ter uma atitude receptiva em relação a tudo que diz respeito à prevenção de acidentes;

• Buscar e propor soluções para os problemas que porventura surjam.

A prevenção de acidentes não se faz da noite para o dia, é preciso trabalhar, tendo em mente as dificuldades, mas com a convicção de que a Prevenção pode ser concretizada, se houver boa vontade das pessoas envolvidas e persistência na realização dos objetivos propostos.

Leonardo Pereira Marques
Técnico de Seg. do Trabalho
Prêmios
  • Parcerias
  • UNIARARAS - Fundação Hermínio Ometto - Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500 - Jd. Universitário | Araras - SP - CEP: 13607-339 - Tel: (19) 3543-1400
    © 2012 - Fundação Hermínio Ometto - CETEC - Todos os direitos reservados / © 2005-2012