Informações Gerais

A Revista Científica da FHO|Uniararas um periódico técnico-científico eletrônico de caráter multidisciplinar e tem como objetivo disseminar as comunicações técnicas e difundir as experiências resultantes dos diálogos entre pesquisadores, profissionais  e estudantes de graduação e pós que atuam em diferentes áreas do conhecimento de diferentes regiões do Brasil e do exterior. Publica contribuições técnicas inéditas em diferentes áreas, nos idiomas português e inglês, que são avaliadas (revisão anônima) pelos pares. A revista conta com avaliação dupla e, se necessária, tripla. As avaliações dos artigos são realizadas pelo Corpo Editorial e por consultores externos.  Todos os avaliadores são  especialistas nos assuntos abordados p elos colaboradores.

As normas utilizadas neste periódico baseiam-se nas orientações na última edição da ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.

A Revista Científica da FHO|Uniararas (ISSN: 2318-440X) é publicada exclusivamente em ambiente virtual e tem acesso aberto por meio do seu endereço eletrônico.

Endereços para contato:

Centro Universitário Hermínio Ometto - FHO|Uniararas
Secretaria de Pós-graduação e Pesquisa
A/C - Revista Científica da FHO|Uniararas
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500 Jd. Universitário
Araras/SP 13607-339
Brasil Tele/Fax: +55(19) 3543-1439
E-mail: revistacientifica@uniararas.br
Endereço eletrônico: http://www.uniararas.br/revistacientifica.

Corpo Editorial

Profº Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto
Editor-chefe

Profº. Dr. José Camilo Barbosa
Representante das Ciências Agrárias, Exatas e da Terra

Profa. Dra. Camila Andréa de Oliveira
Representante das Ciências Biológicas e da Saúde

Profa. Dra. Rosana Righetto Dias
Representante das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Profa. Dra. Aneridis Aparecida Monteiro
Representante das Artes, Linguística e Letras

Submissão dos Artigos

Os artigos devem ser encaminhados ao editor da revista juntamente com a Carta de Submissão do Artigo. O envio do trabalho deve ser feito via e-mail. O artigo deve ser dividido em dois arquivos Microsoft Word 6.0 (ou superior), sendo um deles contendo a folha de rosto com o título do trabalho, autores, filiação, endereço, resumo, palavras-chave, abstract e key-words e, o outro para o trabalho, contendo título e demais estruturas do texto (sem identificação de autores).

O endereço de envio dos artigos é: Editor-chefe: Prof. Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto - e-mail: revistacientifica@uniararas.br

Normas para os Autores

1.1 – A Revista tem publicação semestral, sendo a divulgação dos artigos feita em português ou inglês.

1.2 – Os artigos enviados para publicação devem ser originais, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico (meio impresso e/ou eletrônico). A revista terá os direitos autorais reservados sobre o trabalho publicado, em português ou inglês, sendo permitida a sua reprodução ou transcrição com a devida citação da fonte.

1.3 – Os trabalhos que envolvam seres humanos e animais, incluindo órgãos e/ou tecidos isoladamente, bem como prontuários clínicos ou resultados de exames clínicos, deverão estar de acordo com as resoluções vigentes no país e serem submetidos a um comitê de ética em pesquisa devidamente credenciado. É necessário anexar na seção “Material e métodos” uma sentença que afirme a aprovação do trabalho pelo comitê, incluindo seu número de registro.

1.4 – Os autores devem assinar uma Carta de Submissão do Artigo a Revista, ou seja, um documento apresentando o artigo (título do artigo e autores). Nessa mesma carta deve constar que os autores assumem a responsabilidade pelo conteúdo e pela originalidade do trabalho e transferem os direitos autorais para a revista em caso de aceite do artigo. A carta deve ser assinada preferencialmente por todos os autores, ser digitalizada (formato PDF) e enviada via e-mail juntamente com o trabalho. Artigos enviados sem a carta de submissão serão imediatamente devolvidos.

Os artigos devem ser encaminhados ao editor da revista juntamente com a Carta de Submissão do Artigo. O envio do trabalho deve ser feito via e-mail. O artigo deve ser dividido em dois arquivos Microsoft Word 6.0 (ou superior), sendo um deles contendo a folha de rosto com o título do trabalho, autores, filiação, endereço, resumo, palavras-chave, abstract e key-words e, o outro para o trabalho, contendo título e demais estruturas do texto (sem identificação de autores).

1.5 – Após o recebimento dos trabalhos, o Editor ou Membro do Conselho Editorial, realizará uma revisão inicial e em caso de aprovação os artigos serão encaminhados para apreciação de revisores externos. A AVALIAÇÃO EXTERNA SERÁ FEITA, SIMULTANEAMENTE, POR DOIS ESPECIALISTAS. Essa avaliação poderá resultar nos seguintes pareceres: RECUSADO, ACEITO SEM ALTERAÇÕES e ACEITO COM ALTERAÇÕES. No caso desse último, o editor concederá um novo prazo para que as correções sejam feitas e retornadas à revista.

Apresentação dos artigos

2.1 – Os manuscritos devem ser configurados em página de tamanho A4 em fonte Times New Roman corpo 12 pontos, com espaçamento duplo, margens laterais de 3 cm e margens superior e inferior com 2,5 cm. O manuscrito de artigos originais deve conter introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusão e referências em no máximo 20 (vinte) laudas (incluindo folha de rosto) com 25 (vinte e cinco) linhas cada. As figuras, gráficos, tabelas e quadros deverão também estar inseridos no texto, juntamente com suas legendas e títulos. Nos casos de revisões da literatura, relatos técnicos ou de casos clínicos, o manuscrito deve obedecer a organização para introdução, descrição, conclusão e referências e respeitar o limite de laudas citado acima.

2.2 – Tabelas e quadros deverão ser numerados em algarismos romanos, com apresentação resumida e objetiva, para compreensão do trabalho e incluídos no texto do artigo. As tabelas, os gráficos e os seus títulos deverão estar inseridos no texto do artigo.

2.3 – Figuras e gráficos deverão ser numerados em algarismos arábicos, sendo as imagens geradas em arquivos digitais no formato JPG ou TIFF, em preto e branco ou colorido, com no mínimo 300 dpi de resolução. A publicação das imagens em cores vai depender da disponibilidade de publicação e a prioridade será definida pelos editores. As figuras, os gráficos e as suas legendas deverão estar inseridos no texto do artigo.

2.4 – A numeração de páginas deve constar no canto inferior direito, sem contar a página de rosto.

Estrutura do trabalho

3.1 – Arquivo de identificação do trabalho - Folha de rosto:

• Título do trabalho: em português e em inglês – Times New Romam - corpo 14 pontos, letras maiúsculas.

• Nome do(s) autor(es): nome completo, e no final indicativos das filiações em Times New Romam - corpo 12 pontos. Exemplo: Érica Lopes FERREIRA1.

• Filiações dos autores incluindo Disciplina ou Departamento e Instituição em Times New Romam - corpo 12 pontos.

• Endereço do autor principal para correspondência, bem como e-mail em Times New Romam - corpo 12 pontos.

• Resumo (máx. de 300 palavras em Times New Romam - corpo 12 pontos, espaço simples): Deve indicar resumidamente o que foi feito, em um só parágrafo, e conter na estrutura os seguintes itens: Introdução, Objetivo, Material e métodos (Relato de caso ou revisão de literatura), Resultados e Conclusão.

• Palavras-chave: 3 expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho.

Abstract: resumo em inglês compatível com o resumo em português.

Key-words: palavras-chave em inglês.

Arquivo do trabalho

• Título do trabalho: em português e em inglês em Times New Romam corpo 14 pontos, letras maiúsculas.

• O formato do manuscrito está descrito no item 2.

• ARTIGOS EM INGLÊS devem constar de título, resumo e palavras-chave em português.

• Os nomes de medicamentos e materiais registrados, bem como de produtos comerciais, devem aparecer entre parênteses, após a citação do material, e somente uma vez (na primeira).

Referências: As normas utilizadas neste periódico para a menção das referências no texto e na lista de citações seguem as orientações na última edição da ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.

• Os artigos que não obedecerem às normas serão devolvidos pelo Editor.